Chega ao mercado brasileiro no início de setembro um saco plástico para lixo que é capaz de eliminar 99,9% do coronavírus. A eficácia do produto, desenvolvido pela empresa Embalixo, foi comprovada pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Segundo a empresa, no momento da fabricação o produto recebe uma espécie de agente antisséptico, que inativa as proteínas e as gorduras e quebra toda a estrutura genética do vírus, o que impede a transição para as células humanas e, consequentemente, a contaminação.
Além do coronavírus, o saco, que recebeu o nome de Embalixo Antivírus, elimina também o vírus H1N1, da gripe, e também o adenovírus, que provoca resfriado e outros problemas respiratórios, como mostraram os testes feitos na Unicamp. Ele é também capaz de eliminar bactérias que provocam mau cheiro.
O laudo elaborado na Unicamp apontou que três amostras diferentes do saco de lixo foram colocadas em contato com o vírus da Covid-19 em diferentes tempos de exposição. De acordo com a virologista e professora titular do Instituto de Biologia da universidade, Clarice Weis Arns, o vírus foi totalmente inativado durante todos os intervalos, que variaram entre uma, seis, 24 e 72 horas.
Multiuso
Apesar de ter sido pensado como um saco para lixo, o produto tem, conforme o fabricante, uma série de outras utidades. Pode, por exemplo, funcionar como uma espécie de cesto para roupa suja, fazendo um papel higienizador. Ou ser usado para colocar sapatos, máscaras e roupas, mais uma estratégia para evitar que o vírus entre nas casas das pessoas.
É útil também para proteger profissionais de limpeza e de coleta que lidam com lixo acondicionado. “Mas podemos também revestir cadeiras, bancos de passageiros em carros de aplicativos. Vai depender da criatividade e necessidade de cada um”, explica Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo.
De acordo com a Embalixo, os sacos devem estar disponíveis nos “tamanhos” 15 litros, 30 litros, 50 litros e 100 litros, para serem usados em cestinhos de pia, banheiro e lixeiras maiores da casa. Os novos sacos estarão à venda, conforme o fabricante, em todo Brasil. Não há ainda definição de preço.
Após os sacos de lixo entrarem no mercado, a Unicamp e a empresa já preparam novos testes em outros produtos, desenvolvidos com o mesmo processo, como aventais que serão usados por profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.