Alguns dos maiores desenvolvedores de videogames do mundo, como Microsofit e Sony, decidiram formar uma aliança em defesa do planeta, com expectativa de atingir, inicialmente, um público de cerca de 250 milhões de pessoas que se divertem com esses jogos em seus celulares.
A ação faz parte de um movimento da Organização das Nações Unidas (ONU) “Playing For the Planet” (jogando pelo planeta, em tradução livre), que tem como objetivo alertar o mundo sobre a crise climática, bem como ampliar a conscientização para a importância do uso de energias renováveis.
Por enquanto, o grupo é composto por 11 grandes empresas, incluindo produtoras de console, com as citadas Sony e Microsoft, e 25 estúdios de design de jogos para celular. A meta é que o grupo cresça já no próximo ano, para que possam ser atingidos 1 bilhão de jogadores.
Green Mobile Game Jam
“Estamos entusiasmados em ver a indústria do jogo apoiar os esforços globais para reverter a crise climática”, disse Inger Andersen, diretor Executivo do Programa Ambiental da ONU. “A emergência climática precisa de todas as mãos no convés. Ao alcançar 250 milhões de jogadores, esperamos inspirar o público a agir”, acrescentou.
O grupo já se reuniu, entre março e abril, no primeiro Green Mobile Game Jam, para decidir o que, na prática, poderia ser feito para ajudar a salvar o planeta. “Eu não sabia se conseguiríamos fazer isso, especialmente durante a pandemia, mas foi realmente inspirador ver empresas que normalmente são muito competitivas se unirem e entregarem um trabalho realmente excelente”, disse John Earner, CEO da Space Ape, que ajudou a supervisionar Green Mobile Game Jam.
Vejam alguns exemplos do que já está sendo feito pela indústria e desenvolvedores de jogos para celular em apoio à causa ambiental:
- A MAG Interactive – vai realizar eventos temáticos de conscientização e plantio de árvores em seus jogos WordBrain e WordBrain2.
- Sybo – vai lançar uma parada da turnê mundial em Subway Surfers, pedindo que sua comunidade tome medidas para enfrentar a crise climática.
- Space Ape – vai educar e envolver os jogadores sobre os benefícios da energia renovável por meio de seu jogo Transformers: Earth Wars.
- WildWorks – introduziu novas opções de energia renovável, como energia solar e eólica, que recompensa os jogadores com créditos ecológicos especiais e desbloqueia no Animal Jam.
- A Playdemic – vai tentar educar e ativar milhões de jogadores móveis em seu jogo Golf Clash.
- A Fingersoft – vai adicionar estações de recarga com painéis solares no Hill Climb Racing 2.
- A Rovio – vai realizar dois eventos no jogo em Angry Birds 2 sobre o tema do reflorestamento e compartilhar links com os jogadores, onde eles poderão aprender mais sobre os esforços de reflorestamento e como contribuir.
- Pixelberry – vai projetar um novo livro em Choices que verá duas irmãs aumentando a conscientização sobre a mudança climática, enquanto o negócio de pesca de sua família é afetado por uma grande mortandade de de peixes.
- O Creative Mobile – vai ajudar a restaurar a biodiversidade por meio de eventos especiais para arrecadar fundos para o Wolf Conservation Trust em seu jogo Zoocraft: Animal Family.
- Future Games of London – vai abordar o derretimento do gelo polar com uma nova atualização de jogo em Hungry Shark World; Extinção do Ártico.
- A GameDuell – vai fornecer aos jogadores do Belote.com informações práticas sobre sustentabilidade, que podem ser usadas no dia a dia.
Foco maior nos jovens
“A mudança climática afetará a todos nós e é simplesmente importante demais para ser ignorada”, disse Alex Rigby, diretor de criação da Playdemic, o estúdio que foi eleito o vencedor do Green Mobile Game Jam. “E estamos em posição de ajudar; a onipresença dos jogos para celular representa uma forma excepcionalmente eficaz de se comunicar com as pessoas em toda a sociedade”, acrescentou.
O grande objetivo é conquistar a maior parte desses jogadores do universo eletrônico, a maioria de jovens, para a as causas ambientais.