O Clube de Regatas Flamengo decidiu autorizar o uso de sua marca oficial, gratuitamente, para que pessoas físicas ou microempresas com faturamento anual de até R$ 180 mil possam fabricar máscaras para comercialização. A iniciativa faz parte da estratégia do clube, que tem talvez a maior torcida do país, para ajudar os pequenos comerciantes na crise provocada pelo coronavírus.
A marca do Flamengo, conforme pesquisas, é a mais valorizada do mercado esportivo nacional. Em comunicado publicado ontem no site oficial do clube, a diretoria informou que foi procurada por diversas empresas para licenciar, com exclusividade, máscaras de proteção, fundamental para evitar o contágio contra o novo coronavírus.
Proteção e renda para torcedores
“Entretanto, pensando em promover proteção e renda para seus torcedores, o clube deu preferência ao projeto de liberar gratuitamente sua marca para toda pessoa física ou para microempresas, com faturamento anual de até R$ 180 mil, poderem produzir”, explicou no comunicado Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing rubro-negro.
De acordo com o dirigente, o combate à Covid-19 demanda cuidado com a saúde, responsabilidade e, acima de tudo, solidariedade. “O Flamengo, consciente do seu papel na sociedade, também faz parte desta luta. Esperamos que as máscaras com a nossa marca, feitas diretamente pela população, ajudem muita gente”, assinalou Gustavo Oliveira.
Quem quiser usar a marca do clube para a fabricação das máscaras, precisará seguir algumas regras. A marca não poderá ser aplicada em outros produtos e a autorização do uso é exclusiva para máscaras higiênicas, em razão da pandemia.
O prazo do licenciamento vale por 120 dias, o que corresponde ao final de agosto. O Flamengo decidiu também que os produtos considerados mais criativos serão divulgados em seus perfis nas redes sociais, que têm milhares de seguidores. No site do clube e nas suas redes sociais os interessados podem baixar as marcas oficiais do Flamengo para aplicação nas máscaras.
Fica a dica para os clubes mineiros, especialmente Cruzeiro e Atlético.