Entender o Brasil contemporâneo é uma desafio constante nas escolas. A dificuldade surge das múltiplas fontes disponíveis para os estudantes e de como criar um diálogo saudável nas salas. A Educação na Praça pretende lançar novos olhares sobre a disciplina.
O projeto Educação na Praça programou a oficina História do Brasil Contemporâneo, que acontece em 1º de setembro, no Espaço do Conhecimento UFMG. O objetivo é discutir a história por meio de livros didáticos, internet e até relatos de familiares.
A oficina é voltada para educadores e vai abordar recortes que passam pela Era Vargas, o período democrático, a ditadura militar e a redemocratização. O Educação na Praça vai questionar o uso do livro didático em sala de aula e como trabalhar os discursos disseminados nas redes sociais, que, em muitos casos, se chocam com o conteúdo das obras.
Professores que estiverem interessados em participar devem se inscrever neste formulário.
O Educação na Praça é um projeto de formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFNG e que realiza encontros mensais. Essas reuniões abordam diferentes áreas do conhecimento e colocam em discussão modelos e estratégias de ensino.
A atividade acontece em parceria com o Travessia – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Agenda do Educação na Praça
- O quê: oficina História do Brasil Contemporâneo
- Quando: 1/9
- Horário: das 10h às 12h
- Entrada: gratuita
- Onde: Espaço do Conhecimento UFMG — praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
- Inscrições: pelo formulário