Moradores de Paris já usam mais bicicleta que carro

0
460
Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados de Paris. Fotos - Pixabay
Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados de Paris. Fotos - Pixabay

Pela primeira vez em sua história, Paris, a cidade luz, viu a bicicleta superar o carro como meio de transporte mais utilizado pelos seus habitantes. Segundo pesquisa recente divulgada pelo Instituto Paris Região (IPR), 11,2% dos parisienses utilizam a bicicleta para seus deslocamentos diários, contra apenas 4,3% que optam pelo carro.

Essa conquista histórica, entretanto, é resultado de um plano ambicioso da prefeitura para transformar Paris em uma cidade 100% adaptada às bicicletas até 2026. Desde 2015, a cidade já investiu mais de € 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão) na construção de ciclovias, na criação de vias expressas para bicicletas e na implementação de incentivos fiscais para a compra de bicicletas e veículos elétricos.

Mais do que números: impacto na qualidade de vida

A pesquisa foi realizada entre outubro de 2022 e abril de 2023. Um total de 3.337 cidadãos foram monitorados por GPS. Todavia, a mudança na preferência dos parisienses por bicicletas vai além dos números.

O estudo do IPR também revela que a bicicleta se tornou o meio de transporte mais utilizado para deslocamentos entre Paris e seus subúrbios mais próximos, com 14% contra 11,8% de carro. Além disso, quase um quinto (18,9%) dos deslocamentos feitos na hora do pico da manhã no centro da cidade são feitos de bicicleta.

A pesquisa mostrou também que utilização da bicicleta para deslocamentos dentro da própria capital aumentou significativamente, com 42,7% dos parisienses optando por esse meio de transporte. Mas uso do transporte público também se mantém alto. A pesquisa mostra que 66,1% dos moradores da capital francesa utilizando ônibus, metrô ou outros meios de transporte público para seus deslocamentos.

Um modelo para o mundo: Paris inspira a transformação urbana

Assim, o sucesso da política de mobilidade sustentável de Paris a coloca como referência para outras cidades ao redor do mundo. A capital francesa demonstra que é possível reduzir a dependência do carro e construir cidades mais verdes, saudáveis e agradáveis para se viver.

O que foi feito em Paris

  • Ampliação da malha cicloviária: Foram construídos mais de 1.000 km de ciclovias, conectando diferentes bairros da cidade e facilitando o deslocamento dos parisienses.
  • Criação de vias expressas para bicicletas: Vias segregadas do tráfego de carros foram construídas para garantir a segurança dos ciclistas e aumentar a fluidez do trânsito.
  • Implementação de incentivos fiscais: A prefeitura oferece benefícios como redução de impostos e estacionamento gratuito para quem opta por bicicletas, motos e carros elétricos.

Ações para um futuro mais verde:

  • Ampliação da malha cicloviária: Paris continua investindo na construção de novas ciclovias e na restauração de vias já existentes, com o objetivo de criar uma rede cicloviária completa e eficiente.
  • Incentivos à mobilidade sustentável: A prefeitura mantém os benefícios fiscais e a infraestrutura para quem opta por bicicletas, motos e carros elétricos, buscando incentivar a mudança para meios de transporte mais sustentáveis.
  • Transporte público eficiente: A cidade investe na modernização da frota de ônibus elétricos e na expansão da rede de metrô, buscando oferecer um serviço de transporte público de qualidade e acessível.

Mas a capital da França tem um plano bem mais ambicioso. Seu objetivo é neutralizar 100% das suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. A cidade investe em energias renováveis, implementa políticas de eficiência energética e promove a mudança para meios de transporte mais sustentáveis, buscando contribuir para o combate às mudanças climáticas.

O exemplo de Paris mostra que é possível que grandes metrópoles podem se adaptar às mudanças climáticas e construir um futuro mais sustentável.

Com informações do site da prefeitura de Paris

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here