Um tela do artista Andy Warhol em que ele retrata o mito Marilyn Monroe, uma das maiores estrelas do cinema americano, foi vendida em Nova Iorque pelo equivalente a R$ 1 bilhão ( 195 milhões de dólares). A boa notícia é que todo o dinheiro arrecadado no leilão irá para uma instituição de caridade.
A obra intitulada Shot Sage Blue Marilyn foi feita pelo artista pop em 1964. Ela faz parte de uma uma série de retratos que Warhol fez da atriz após sua morte em 1962. Desde então, se tornou uma das peças mais conhecidas da arte pop. O leilão da obra mais cara do século durou apenas 4 minutos.
O quadro pertencia aos colecionadores de arte suíços Thomas e Doris Amman e foi vendida pela casa de leilões Christie’s. Com o valor da venda, a obra de arte se tornou a mais cara do século 20. Até então, o recorde pertencia à obra As Mulheres de Argel, do espanhol Pabro Picasso, que foi vendida por 179 milhões de dólares em 2015.
A única obra leiloada por um preço maior até hoje foi Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci, vendida por US$ 450 milhões em 2017.
Andy Warhol
Andy Warhol foi o maior artista do movimento que ficou conhecido como pop art. Entre suas obras mais famosas estão as latas de sopa, uma reprodução do que os americanos podiam encontrar nas prateleiras do supermercado.
Além de Monroy, o artista também pintou outros nomes conhecidos do mundo das artes, como Elisabeth Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara, Mao Tsé-Tung, Brigitte Bardot. As obras eram reproduzidas em séries com variações de cores.
A série de retratos de Marilyn Monroe ele fez em 1964, dois anos após a morte da atriz de forma precoce, aos 36 anos, de overdose.
Com informação de agências internacionais