Um caso inédito no mundo. Uma jovem de 25 anos de Mali, um país da África Ocidental, esperava sete bebês, mas no momento do parto, ocorrido no início do mês, teve uma surpresa: acabou tendo nove filhos. Halima Cissé, que tem apenas 25 anos, e os nove filhos, cinco meninas e quatro meninos, passam bem, segundo o jornal Daily Mail.
Como se tratava de um caso raríssimo, com risco para a mãe e os bebês, Halima, que é natual da cidade de Timbuktu, no norte do país, foi transferida para o Marrocos. A transferência foi feita para que a mãe e os filhotes pudessem ser melhor assistidos. Também no Marrocos, a jovem fez um novo ultrassom que confirmou: ela teria sete filhos.
Após o parto, que ocorreu com 30 semanas de gravidez, coube à ministra da Saúde de Mali, Fanta Siby, dar a notícia ao mundo: “”Até agora, a mãe e seus filhos estão bem”, anunciou. “Desejamos aos bebês e à mãe uma vida longa”, acrescentou a ministra.
O nascimento de nove bebês num único parto é raríssimo, conforme a literatura médica. Os últimos registros de partos de nônuplos datam de 1971, na Austrália, e 1999, na Malásia. Todavia, as crianças não puderam se desenvolver e morreram poucos dias depois do parto.
Recorde mundial
O Guinness Book, o livro dos recordes, havia registrado em 2009 um parto com oito gêmeos, da norte-americana Sadya Saleman. O caso da jovem Halima já está sendo avaliado pelo Guinnes e, muito provavelmente, ela será considerada a recordista no número de filhos num único parto.
Como os bebês nasceram prematuramente, no dia 4 de março, eles estão ainda hospitalizados. Ficarão internados por 12 semanas e após esse tempo vão retornar para a cidade de Timbuktu.
Com informações do Daily Mail.