Uma vovó de 90 anos da cidade chilena Talcahuano decidiu radicalizar. Para impedir que a prefeitura da cidade derrubasse uma árvore quase centenária na rua onde vive, ela decidiu abraçar o seu tronco durante uma tarde inteira. Com o gesto, ela queria impedir que as máquinas e funcionários se aproximassem do sobreiro para executar sua sentença de morte. Deu certo.
Por conta do gesto da vovó Margarita Castro, que viralizou nas redes sociais do Chile, e se transformou numa causa nacional, a prefeitura suspendeu o corte da árvore, um sobreiro da família do carvalho. Todavia, para que o projeto de revitalização do bairro não ficasse comprometido, e com a concordância da vizinhança e da vovó Castro, a árvore foi transferida para um parque municipal.
Margarita Castro conta que estava cansada da extração indiscriminada das árvores em seu bairro para dar lugar a construções. Quando soube que a próxima vítima seria o sobreiro de cerca de 80 anos, decidiu que precisava fazer algo para salvá-lo.
Operação delicada
O gesto da vovó de 90 anos chamou a atenção de uma empresa especializada em transplantar árvores, que se ofereceu para realizar o trabalho de graça. Com a autorização da prefeitura, a empresa mobilizou um maquinário pesado para a retirada da árvore, bem como para o seu replantio em um parque do município.
Como também se tratava de uma “senhora” de cerca de 80 anos, a operação par retirar a árvore precisou ser cercada de enormes cuidados. Para realizar a extração, foi necessário primeiro hidratar o sobreiro e aplicar tratamentos especiais para que as raízes resistissem a sua retirada do solo. O processo demorou cerca de seis horas.
Por conta da Covid-19, Margarita Castro não pode acompanhar o trabalho de remoção da árvore. No dia seguinte ao replantio, entretanto, como um gesto para homenagear a responsável pelo salvamento do sobreiro, vovó Castro foi convidada a visitar o local para onde ela foi transplantada.
Seu gesto heroico lhe rendeu uma singela homenagem, mas que traduz a força de uma cidadã quase centenária que não desistiu que lutar por sua cidadania e pela defesa do meio ambiente. No tronco da árvore, que ela abraçou por seis horas, uma frase escrita numa cartolina reconhecia a sua luta: “Margarita Castro salvou este sobreiro do corte”.
O sobreiro
O sobreiro, sobro, sobreira ou chaparro é uma árvore da família do carvalho, cultivada no Sul da Europa. É dela que se extrai a cortiça, que é usada para fechar garrafas de vinho.
É muito comum em Portugal, um país grande produtor de vinho. A cortiça é feita de sua casca grossa, que é removida uma vez a cada 9 anos.
Com informações do site T13
Sua bênção, vovó Margarita. Faz sentido que a sra. abraçasse este ser vivo, tão longevo quanto sua própria existência, afinizando-se com ele, protegendo-o da morte. Quem sabe, assim como esta árvore bendita, seja a sra. “transplantada” também para o Céu, um dia, para continuar amando a Natureza desse jeito tão bonito. Parabéns, vovó.