Faça da sua casa uma festa

8
3952
Imagem - Pixabay
Imagem - Pixabay

Por aqui, o tempo está esfriando. Adoro. Sempre preferi o outono e o inverno ao verão. Não é que eu tenha prazer em sentir frio. Gosto é do aconchego. Gosto da textura das roupas e das mantas. De me sentir protegida. Do chá, da sopa, do vinho e do conhaque na adormescência do dia. Gosto dos abraços ternos e delicados.

Até desse prazer a pandemia nos privou. Como desejar abraços se é pra nos mantermos distantes? Como ansiar por dias frios se com eles vêm as antigas doenças respiratórias agora combinadas com o Covid-19?

Há poucos dias, antes de me deitar, ajeitei as cobertas do meu pai. Papai agradeceu com um sorriso, me abençoou e dormiu. Por um tempo ainda fiquei por ali, ao lado da cama dele, entre paralisada e comovida. E mais uma vez a Mamãe se fez presente na minha memória. Amava quando ela me cobria. Todas as noites ela repetia o gesto. Ia em cada cama e cobria os filhos um a um. Dez doses diárias de um amor cuidadoso.

Talvez Mamãe nem se desse conta. Talvez pensasse em rotina, que aquela era a última tarefa de mais um dia exaustivo. Mas, para mim, imagino que para os meus irmãos e irmãs também, aquele era o melhor momento, o mais esperado. Só depois de coberta eu me sentia em paz para rezar para o Anjo da Guarda e finalmente dormir.

Sobre a ameaça que paira sobre as nossas cabeças, um alento: Papai já tomou a primeira dose da vacina. A gente ainda não. Enquanto esperamos pelas gotas salvadoras só nos resta a vigilância exaustiva e a tradução das orientações em gestos. Use máscara e álcool em gel, lave as mãos, mantenha distanciamento social e se puder fique em casa.

Mas não se sinta aprisionado. Recrie a casa sugerida pela Cora Coralina, lá atrás, em tempos mais amenos. Que seu lar, mais que um abrigo, seja uma rede protetora e amorosa:

“Faz da tua casa uma festa.
Ouve música, canta, dança…
Faz da tua casa um templo.
Reza, ora, medita, pede, agradece…
Faz da tua casa uma escola!
Lê, escreve, desenha, pinta, estuda, aprende, ensina…
Faz da tua casa uma loja.
Limpa, arruma, organiza, decora, muda de lugar, separa para doar…
Faz da tua casa um restaurante.
Cozinha, prova, cria, cultiva, planta…
Enfim…
Faz da tua casa
Um local criativo de amor.”

8 COMMENTS

  1. Que delícia de crônica! E a nossa vida é assim mesmo , bordada de boas lembranças. Parabéns! Ah! E com certeza o tempo de abraços vai chegar logo, logo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here