A Noruega, que tem como meta encerrar as vendas de carros a gasolina e a diesel até 2025, se tornou, em 2020, o primeiro país do mundo a vender, em 12 meses, mais de 50% dos seus automóveis movidos a energia elétrica. Os dados são do Conselho de Informação do Tráfego Rodoviário (OFV) do país.
Em comunicado à imprensa, o OFV informou que em 2020, o percentual de carros elétricos representou 54,3% das vendas, um aumento superior a 12% em relação ao ano de 2019, quando 42,4% dos emplacamentos foram de veículos elétricos.
Apesar de ser grande produtor de petróleo, a Noruega tem se empenhado para eliminar os motores a gasolina e a diesel, que são mais poluentes. Para tanto, o governo concede isenção total de impostos aos veículos totalmente elétricos, o que vem transformando o país num laboratório para as montadoras, que lançam continuamente novas marcas e modelos altamente tecnológicos, o que vem contribuindo para o aumento das vendas.
Em 2020, de acordo com o órgão de tráfego do país, os quatro modelos de carros elétricos mais vendidos no país foram o Audi e-tron, o Tesla Model 3, o Volkswagen ID.3 e Nissan Leaf. O mês de dezembro bateu recorde de vendas de carros elétricos na Noruega: neste mês, 66,7% dos emplacamentos foram de veículos movidos a energia elétrica.
O e-tron da Audi foi o modelo elétrico mais vendido na Noruega
Elétricos no Brasil
No Brasil, a frota de carros elétricos ainda é bem pequena, mas vem crescendo ano a ano. Em 2020, o total de unidades emplacadas superou todo o volume de 2019. Até outubro, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) já contabilizava o licenciamento de 15.556 modelos.
“Esses ótimos resultados confirmam nossa expectativa de que o mercado de eletrificados no Brasil tende a dobrar de tamanho a cada dois anos, ou menos”, avalia Thiago Sugahara, vice-presidente de Veículos Leves da ABVE, em entrevista concedida ao Jornal do Carro, do jornal Estado de S. Paulo.
Apesar e fazer um enorme bem ao meio ambiente, comprar um carro elétrico no Brasil, infelizmente, ainda é para poucos. O modelo mais vendido ano passado na Noruega, por exemplo, o Audi e-tron, em solo brasileiro custa a fortuna de R$ 530 mil. No nosso país, o elétrico “mais baratinho” é o modelo JAC iEV20, que custa “módicos” R$ 139 mil. Ainda para poucos.
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