Uma espécie de Prêmio Nobel do Ambientalismo. É o que acaba de lançar o Príncipe William, da Inglaterra, e o ambientalista e apresentar britânico David Attenborough, com o objetivo de buscar 50 soluções para os problemas ambientais mais graves do mundo. O prêmio foi batizado de Earthshot.
Segundo os organizadores, ao longo de dez anos serão concedidos aos ganhadores 50 milhões de libras (hoje cerca de R$ 360 milhões) para as 50 soluções mais criativas e inovadoras para problemas ambientais mais graves ao redor do mundo.
O príncipe e o apresentador David Attenborough têm a ambiciosa meta de “reparar o planeta até 2030”. O Earthshot premiará cinco ideias com 1 milhão de libras (cerca R$ 7,2 milhões) por ano durante 10 anos, buscando inovações em áreas como:
- Proteção e restauração da natureza
- Limpeza do ar
- Renascimento nos oceanos
- Construção de um mundo sem resíduos
- Conserto do clima
Quem levar o prêmio de 1 milhão de libras terá que usar o dinheiro para o desenvolvimento da ideia vencedora.
Novas soluções
A ideia é encontrar novas soluções que tenham um efeito positivo nas mudanças ambientais e melhorem os padrões de vida em todo o mundo, particularmente nas comunidades que correm maior risco com as mudanças climáticas.
“Esperamos que este prêmio Earthshot alcance todos ao redor do mundo. Desde comunidades, escolas, até bancos, governos, empresas — qualquer pessoa faz parte disso e qualquer pessoa pode encontrar as soluções de que precisamos”, explicou o Príncipe William em entrevista à BBC de Londres.
A palavra Earthshot é uma brincadeira com a expressão “Moonshot”, que em inglês significa lançar uma espaçonave para a Lua — mas também é uma analogia para quando alguém tenta realizar algo muito difícil. No prêmio, a palavra “Moon” (Lua) foi trocada por “Terra” (Earth).
Leia também:
UFV e Leonardo DiCaprio trabalham em nova Arca de Noé
Conheça oásis criado por Sebastião Salgado em Aimorés
Por que “Earthshot”
O nome “Earthshot” foi escolhido para ecoar o chamado “Moonshot”, o enorme projeto dos Estados Unidos para levar a primeira pessoa à lua na década de 1960, quando John F. Kennedy era presidente.
O príncipe William e o apresentador David Attenborough acreditam que um esforço similar, mas desta vez em escala global, é necessário agora para lidar com as questões ambientais. A necessidade de ação nunca foi tão urgente, alerta Attenborough. Ele diz que já estamos vendo os recifes de coral morrendo, as florestas desaparecendo e o Polo Norte começando a derreter.
As inscrições para o prêmio serão abertas em 1º de novembro de 2020 com uma cerimônia de premiação anual a ser realizada em uma cidade diferente a cada ano, começando com Londres no outono de 2021.
Veja vídeo abaixo apresentado no lançamento do Prêmio “Earthshot”.
Com BBC