Coronavac, aplicada em 50 mil pessoas, é segura e eficaz

1
3719
Instituto Butantan vai produzir a vacina coronavac, do laboratório chinês Sinovac. Foto - Instituto Butantan
Instituto Butantan vai produzir a vacina coronavac, do laboratório chinês Sinovac. Foto - Instituto Butantan

A vacina chinesa Coronavac, que está sendo desenvolvida pelo laboratório Sinovac, foi testada em 50 mil voluntários na China e apresentou 98% de eficiência na imunização e demonstrou ser segura. O imunizante está sendo testado em 9 mil voluntários brasileiros pelo Instituto Butantan.

Segundo informações do governo de São Paulo, que assinou acordo com o laboratório Sinovac, dos 50 mil chineses que receberam a vacina, 94,7% não sentiram nenhum sintoma grave e outros 5,3% sentiram apenas uma dor no local onde ela foi aplicada.

A expectativa do laboratório Sinovac é que fase a de testes esteja concluída em outubro. Comprovada mesmo sua eficácia e segurança, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisará aprová-la para uso em brasileiros. A previsão do Instituto Butantam é que a vacinação comece em dezembro, priorizando profissionais de saúde e pessoas do grupo de risco.

5 milhões de doses em outubro

Vacina da chinesa Sinovac começou a ser testada em 9 mil voluntários brasileiros. Foto - Sinovac - Divulgação
Vacina Coronavac foi testada com sucesso em 50 mil voluntários chineses. Foto – Sinovac

No próximo dia 5 de outubro, o Butantan vai receber um primeiro lote com 5 milhões de doses da vacina Coronavac. Até o dia 31 de dezembro, conforme informações do governo paulista, serão entregues mais 46 milhões de doses. Um terceiro lote chegará até 28 de fevereiro, totalizando, até essa data, com 60 milhões de doses.

No acordo firmado com o Butantan, o Brasil vai receber, no total, 120 milhões de doses da vacina chinesa coronavac. Mas o governo de São Paulo, que controla o Butantan, decidiu dobrar essa produção, ou seja, ter, no total, 240 milhões de doses. Para tanto, está buscando, junto à iniciativa privada, R$ 130 milhões para ampliar a capacidade do laboratório do instituto. Desse montante, já conseguiu cerca de R$ 100 milhões.

Essas 240 milhões de doses da coronavac são, tem tese, suficientes para vacinar 120 milhões de brasileiros (o país tem cerca de 210 milhões de habitantes). Mas o país terá outras vacinas à disposição da população. É o caso, por exemplo, do imunizante que está sendo desenvolvido pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório sueco-britânico AstraZeneca.

A universidade e o laboratório fizeram acordo com o governo brasileiro para repasse de 100 milhões de doses dessa vacina, que também está sendo testada em 10 mil voluntários brasileiros. Dessa quantidade, 30 milhões de doses, caso ela seja aprovada, chegarão em dezembro e serão suficientes para imunizar 15 milhões de pessoas (uma vez que são necessárias duas doses).

Relacionada

1 COMMENT

  1. Convida todos os políticos a serem vacinados, pois o vírus são eles, o povo não vai tomar nada que não desejem, não nos curvaremos a nenhuma obrigatoriedade, já basta irmos votar. Nós iremos nos revoltar e tomar nosso país de volta, não nos testem mais do que já estamos sendo testados a anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here