O incrível balé dos golfinhos registrado na Califórnia – vídeo

0
2437
Imagem de John Gibson - Pixabay
Imagem de John Gibson - Pixabay

Dave Anderson, capitão de um barco de turismo na Califórnia, conseguiu registrar uma cena raríssima: uma debandada de um grupo de 300 golfinhos, que num nado sincronizado proporcionaram um verdadeiro espetáculo de balé na água para o seu grupo de turistas.

A cena foi registrada por Dave em Dana Point, sul da Califórnia. “É o fenômeno mais incrível que já vi na minha vida”, conta o capitão em entrevista à BBC News. Ele disse já ter presenciado o fenômeno outras vezes, mas nunca havia conseguido fazer o registro.

No vídeo abaixo, dá para ver que os golfinhos saltam tão rápido que passam mais tempo no ar do que na água. Esse modo de deslocamento é mais rápido do que simplesmente nadar, uma vez que existe menos resistência no ar do que na água.

Segundo o capitão Dave, que costuma levar turistas para observar baleias no litoral, o grupo de golfinhos começou, de repente, a nadar juntos em alta velocidade, sem um motivo aparente. Cientistas suspeitam que eles podem estar fugindo de algum predador ou mesmo procurando por alimento.

Exímios nadadores

Muito inteligentes, os golfinhos são nadadores exímios e conseguem saltar até cinco metros acima da água. Podem nadar a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora e mergulhar a grandes profundidades. Vivem de de 20 a 35 anos e dão à luz um filhote de cada vez.

São brincalhões, sociáveis e possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biossonar (que é a capacidade biológica de detectar a posição e/ou distância de objetos), que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar.

Vivem mais próximos da superfície e caçam geralmente em grupo, acompanhando cardumes pelo ciclo anual de movimentos das espécies de peixes. Existem 37 espécies conhecidas de golfinho, presentes em todos os oceanos e em alguns rios.

Relacionada

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here