Mundo da dança se abre para garoto nigeriano de 11 anos

0
2938
Anthony Mmesoma Madu, garoto nigeriano de 11 anos, ganhou bolsa de estudos numa das escolas de dança mais importantes do mundo. Foto - Leap of Dance Academy
Anthony Mmesoma Madu, garoto nigeriano de 11 anos, ganhou bolsa de estudos numa das escolas de dança mais importantes do mundo. Foto - Leap of Dance Academy

“Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz
.”

O trecho acima é do poema “O Sonho”, da grande escritora Clarice Lispector, e certamente o garoto nigeriano Anthony Mmesoma Madu , de 11 anos, não o conhece. Mas o garotinho sonha alto. E está vivendo o seu grande sonho.

Ele decidiu ser bailarino, mesmo que na sua cidade, Badagry, e no seu país, balé não seja considerado uma atividade para meninos. Recentemente, um vídeo de Anthony “dançando na chuva”, fazendo piruetas num piso de cimento, viralizou na internet e sua vida começou a mudar.

Após assistir ao vídeo, a ex-bailarina nigeriano Fadé Onguro, muito conhecida em seu país, compartilhou o registro no Twitter e anunciou que pagaria a formação completa de Anthony, inclusive a universidade.

Quem também assistiu o vídeo do nigeriano foi a consagrada atriz Viola Davis, ganhadora de um Oscar, que apoia vários projetos sociais para crianças carentes. Ao ver as imagens, ela comentou em suas redes sociais:
“Lembra-me da beleza do meu povo. Nós criamos, voamos, podemos imaginar, libertamos paixão e amor … apesar dos obstáculos brutais que nos foram colocados! Nosso povo pode voar!!!”.

Não se sabe se por intermédio de Viola ou de outro anjo da guarda, a vídeo de Anthony chegou até Cynthia Harvey, diretora artística do American Ballet Theatre, na cidade de Nova York, uma das mais importantes escolas de balé clássico do mundo. Surpresa com as habilidades do garoto, decidiu oferecer a ele uma bolsa de estudos.

“Uma criança que mostra tanta dedicação, você só precisa ajudar”, disse Cynthia. “Se há algo que o mundo nos ensinou, é que temos que inspirar todos os tipos de pessoas e que todos temos muito a aprender uns com os outros. Oferecer oportunidades para Daniel e Anthony é a coisa certa a fazer”, acrescentou.

O sonho do professor

Imagens de Anthony "dançando na chuva" - vídeo viralizou na internet
Imagens de Anthony “dançando na chuva” – vídeo viralizou na internet

Daniel Ajala Owoseni é o professor de balé de Anthony e também não desistiu de seus sonhos. Autodidata, decidiu criar uma escola de dança no seu país em 2017, a Leap of Dance Academy. Ele conta que aprendeu a dançar sozinho depois de se apaixonar pelo filme Save the Last Dance aos 13 anos.

“Eu basicamente aprendi todos os princípios fundamentais do balé através dos tutoriais do YouTube”, revela Daniel. Dez anos depois, ele se tornou professor capital nigeriana de Lagos. Quando mais jovem, tentou se especializar em escolas de dança na Europa, mas foi recusado por todas. “Disseram-me basicamente que, como africano, eu não tinha o perfil para uma bolsa internacional. Parecia uma discriminação flagrante. ”

Mas agora, o professor Daniel também vai conseguir realizar o seu sonho: ele também ganhou uma bolsa do American Ballet Theatre num curso de treinamento para instrutores.

Por conta da pandemia o coronavírus, Anthony vai ter aulas virtuais, de seu país. Mas no próximo ano ele embarca para Nova York para iniciar as aulas presenciais. “Quando estou dançando é como se eu estivesse sonhando”, diz o garoto. E como já disse Clarice Lispector: “Sonhe com o que você quiser.”

Abaixo, o vídeo que viralizou na internet e que está abrindo as portas do mundo da dança para o garoto Anthony Mmesoma Madu:

Relacionada

Projeto de dança em Araguari exporta talentos e transforma vidas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here