EUA investe mais de U$ 8 bi na busca de vacina para Covid

0
2949
Pixabay
Pixabay

Os investimentos do governo dos Estados Unidos em vários laboratórios farmacêuticos para encontrar uma vacina eficaz contra a Covid-19supera 8 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 40 bilhões. Ainda que o objetivo seja garantir a imunização dos americanos, a aplicação de recursos recordes na busca de um remédio eficaz contra uma doença, a descoberta de uma vacina seria uma ótima notícia para todo o mundo, venha ela de onde vier.

Muito recentemente, a fabricante francesa de medicamentos Sanofi fez um acordo com as autoridades de saúde dos EUA de 2,1 bilhões de dólares (mais de R$ 10 bilhões) para fornecer 100 milhões de doses de sua vacina experimental contra o coronavírus. É o maior acordo anunciado até o momento pelo governo americano com um laboratório que pesquisa uma vacina contra o coronavírus.

O acordo eleva o investimento do governo americano em projetos de vacinas contra o coronavírus para mais de 8 bilhões de dólares. Esse esforço integra o programa conhecido como Operation Warp Speed, que está apostando em várias vacinas e pagando às empresas para fabricar milhões de doses antes que os ensaios clínicos sejam concluídos.

“A necessidade global de uma vacina para ajudar a prevenir a Covid-19 é enorme e nenhuma vacina ou empresa será capaz de atender a demanda global sozinha”, afirma Thomas Triomphe, vice-presidente executivo da Sanofi.

Vacina até dezembro

Vacina de Oxford: ChAdOx1 nCoV-19. Foto - Redes sociais - reprodução
Vacina de Oxford: ChAdOx1 nCoV-19, em teste no Brasil. Foto – Redes sociais – reprodução

Além da Sanofi, o governo americano tem também um acordo com a Novavax de 1,6 bilhão de dólares. Com a AstraZeneca, que desenvolve a vacina em parceria com a Universidade de Oxford, considerada a mais promissora do mundo, o acordo é de 1,2 bilhão de dólares.

Com a americana Pfizer, que está testando sua vacina no Brasil, o acordo beira os 2 bilhões de dólares (1,950 bilhão, mais precisamente). Com o também laboratório americano Moderna, o governo está investindo quase 1 bilhão de dólares. Com as empresas farmacêuticas Janssen o financiamento do governo dos Estados Unidos é de 1,5 bilhão de dólares. Quem menos recebeu, por enquanto, foi o laboratório Merck: 38 milhões de dólares.

Muitos desses laboratórios (caso do AstraZeneca, Moderna, Pfizer) acreditam que terão suas vacinas aprovadas até o final do ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here