A Fundação Bill e Melinda Gates, do bilionário Bill Gates, dono da Microsoft, decidiu doar US$ 100 milhões, que hoje são quase R$ 500 milhões, para ajudar a financiar pesquisas para encontrar tratamento eficaz, ou até mesmo uma vacina, para o novo coronavírus, também chamado de Covid-19. Atualmente, não existem antivirais aprovados contra esse novo vírus.
Parte dos recursos doados pela fundação de Gates será usado no recém-formulado Acelerador Terapêutico Covid-19, cujo objetivo é encontrar, no curto prazo, medicamentos e tratamentos eficazes para o coronavírus.
Kits para diagnóstico em casa
Uma outra parte da doação bilionária será usada para fornecer kits para testes do coronavírus em casa. Esses kits devem começar a ser distribuídos ainda este mês na cidade de Seattle e região, que formam o epicentro do surto de coronavírus nos Estados Unidos, com 80 casos de contaminação e 15 mortes.
Relacionada
Brasileiros conseguem detectar coronavirus em 3 horas
A fundação está finalizando o software de suporte ao kit e preparando um questionário para os usuários que solicitarem o teste. Se os sintomas relatados forem compatíveis com o novo vírus, a pessoa vai receber o kit, em no máximo duas horas, e poderá fazer o teste em casa, sem necessidade de contato com outros indivíduos.
Os resultados positivos serão compartilhados com as autoridades de saúde, para a tomada de providências.
Com GNN