Num gesto de ousadia e coragem, mas também de respeito e amor ao meio ambiente, o ator Victor Fasano nadou num instituto em Goiás com duas onças-pintadas, espécie ameaçada de extinção. O feito foi registrado e publicado pelo ator na sua página no Instagram (abaixo).
No post, Fasano, que é um defensor da causa ambiental, escreveu:
“O Gato das Américas! O Jaguar! Onça pintada, o simbolo da saúde de todo um ambiente! Nosso símbolo da biodiversidade. Como não respeitar sempre essa criatura espetacular? Matar? Nunca!”.
O ator ainda aproveitou para divulgar o trabalho do instituto, que foi criado em 2002 pelo biólogo Leandro Silveira, com a missão de promover a conservação da onça-pintada, suas presas naturais e seus habitats. “O Instituto onça-pintada tem a solução! Seja membro da Aliança Onça Pintada, que propõe atitudes concretas para a conservação dessa especie icônica!”, assinalou o ator.
Victor Fasano, que desde os 17 anos atual em defesa do meio ambiente, atualmente se dedica ao projeto Airom/Ibitipoca, que tem como meta reintroduzir, num prazo de cinco anos, espécies extintas na região do parque, que fica na Zona da Mata mineira, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.
Lista de extinção
No Brasil, a onça-pintada é listada pelo Ibama como ameaçada de extinção. Globalmente é classificada como ‘quase ameaçada’. A transformação do seu habitat natural para atividades agropecuárias é a principal causa da redução de 50% de sua distribuição original, sendo que a espécie foi extinta em dois dos 21 países em que ocorria historicamente (Uruguai e El Salvador).