Brasil conseguiu reduzir em 40% número de fumantes

0
1503

Um relatório que acaba de ser divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o Brasil conseguiu reduzir, na última década, em 40% o número de fumantes. Com esse resultado, o país passa a ser o segundo do mundo a cumprir as metas da OMS para a redução do tabagismo.

Entre os 171 países que aderiram às medidas globais da OMS para a redução do fumo, somente a Turquia e o Brasil conseguiram atingir os objetivos. De acordo com o relatório da entidade, em 2006, o ano que foi feita pela primeira vez a pesquisa, 15,7% dos brasileiros disseram que tinham o hábito de fumar. Na pesquisa de 2018, 9,3% disseram que mantêm o hábito, o que dá uma redução de 40%.

A conquista, de acordo com o relatório da OMS, é resultado das ações implementadas no país nos últimos anos. O tratamento contra o tabagismo é oferecido em mais de 4 mil unidades públicas de saúde e lei proíbe o ato de fumar em locais fechados, públicos e privados.

Entre 2005 e 2016, mais de 1,6 milhão de brasileiros realizaram tratamento na rede pública de saúde para parar de fuma. Desde 2001, o país conta também com o Disque Saúde 136, um serviço telefônico nacional para tirar dúvidas sobre o cigarro. E o número 136 deve estar, obrigatoriamente, estampado no rótulo frontal de todos os maços de cigarro.

Legislação rígida

A legislação brasileira também é rígida em relação às peças publicitárias, que foram proibidas em veículos de comunicação de massa (TV, rádio, jornal) e o patrocínio de marcas de cigarro foi vetado em eventos culturais e esportivos.

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here