O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho já é uma das maiores tragédias humanas e ambientais do Brasil. E a população atingida está precisando de ajuda de todo tipo. O Boas Novas já orientou como doar sangue e materiais que a prefeitura da cidade precisa.
Mas muita gente está querendo ajudar as pessoas atingidas e as comunidades. Os voluntários têm um meio fácil de participar dessa rede do bem.
A plataforma de voluntariado Transforma Brasil está cadastrando pessoas de todo Brasil que querem ajudar as vítimas em Brumadinho. A ação de emergência do site é uma parceria com a ONG mineira E-Missão
O site já conta com mais de 3.400 voluntários inscritos de todo o país.
Como a recomendação inicial da Defesa Civil é para que os voluntários não sigam para a área atingida pelos rejeitos da barragem, devido ao risco para a segurança, a plataforma orienta como os inscritos devem proceder.
Donativos e limpeza
Os voluntários que estão na região poderão ser úteis principalmente para separar os donativos arrecadados e na limpeza das casas.
Entre os profissionais especializados mais requisitados para atuar em Brumadinho, estão psicólogos, médicos e assistentes sociais.
Igrejas, ONGs, empresas e governos podem disponibilizar voluntários por meio da plataforma para ajudar nas buscas e na arrecadação de água, roupas e alimentos.