Em uma demonstração de solidariedade, dezenas de judeus e muçulmanos se reuniram para servir sopa quente para os desabrigados em Londres. A ação foi parte da celebração do Mitzvah Day.
O Dia de Mitzvá é uma data reservada para ações sociais promovida por pessoas de diferentes religiões. Neste ano, judeus e muçulmanos se reuniram na mesquita de Londres para fazer e servir mais de 1.000 tigelas de sopa.
“Esse dia trata de valores comuns que fundamentam ambas as religiões — o compromisso com a ação social e a justiça social”, disse Laura Marks, fundadora e presidente do Mitzvah Day, ao site do The Guardian.
“Somos ambos ordenados pela nossa fé a fazer boas ações e contribuir para a sociedade. A maioria dos judeus aqui hoje não esteve em uma mesquita antes, e a maioria dos muçulmanos não terá amigos judeus. Mas aqui estamos, cortando legumes juntos.”
Um dos participantes disse que, enquanto cozinhava, aprendeu muitas coisas que “não conhecia sobre o judaísmo”.
Alimento das duas religiões
Para a sopa, os organizadores usavam frango halal (alimento de acordo com o Alcorão) com uma receita judaica para fundir elementos de ambas as religiões — e até se certificavam de que algumas das refeições fossem veganas.
“A interfé é o tecido da nossa sociedade. É o que torna as comunidades tão ricas, tão diversas e tão belas”, disse Jehangir Malik, CEO da Muslim Aid, ONG islâmica que presta caridade no Reino Unido.
A sopa servida aos desabrigados não foi a única iniciativa do Mitzvah Day. De acordo com os organizadores, houve dezenas de outras campanhas inter-religiosas de caridade na Alemanha, Polônia, Austrália e África do Sul.
Em todas as ações, a rede do bem modificou a vida de centenas de pessoas. E os judeus e muçulmanos que se reuniram para ajudar a pessoas necessitadas mostraram que o diálogo e respeito devem fazer parte do entendimento das pessoas.
Com informações da Goodnews Network