Tem novidade para quem gosta de aplicar a leitura em seus filhos. A Editora UFMG lançou um selo totalmente dedicado aos livros infantojuvenis. Chamado de Estraladabão, o projeto prevê obras que adaptam o conhecimento ao universo próprio das crianças.
A produção da comunidade acadêmica continua sendo lançada pela editora, mas os livros serão organizados em selos autônomos. E o dedicado à literatura infantojuvenil inaugura esse novo projeto.
Em entrevista ao site PublishNews, principal referência do mercado literário, a vice-presidente da Editora UFMG, Camila Figueiredo, disse que a ideia do novo selo surgiu como uma demanda do próprio mercado. “Vimos que as editoras estão criando selos mais especializados e um direcionamento para um público específico”, disse a executiva.
O nome Estraladabão presta homenagem ao pesquisador, escritor e dramaturgo Ângelo Machado, também professor emérito da UFMG.
No livro “Estraladabão-tão-tão, O Trovão” (editora Compor, 2004), Machado conta a história de Letícia, que se abraça à sua mãe quando estão passeando no campo. Ela fica com medo dos trovões, e sua mãe explica para ela como os fenômenos da natureza ocorrem.
Primeira coleção já tem 6 livros
A primeira coleção, chamada de Universidade das Crianças, do novo selo vai seguir por essa temática, de responder às dúvidas das crianças. A série terá perguntas respondidas por professores e pesquisadores, que vão adaptar o conteúdo científico a uma linguagem apropriada. A coleção é coordenada pela professora Débora Reis (ICB/UFMG).
O arquivo de perguntas conta com mais de 5 mil questões. Estão previstos dez livros e seis já foram lançados:
- Flores e Frutas, de Adlane Vilas-Boas
- Ai que Dor!, de Débora Reis, Helena Gontijo e Luciana Hoffert
- O que Existe? O que não Existe?, de Carla Coscarelli
- Musiquês… É uma Língua ou uma Música?, de Betania Parizzi e João Gabriel Marques
- Por que os Animais Entram em Extinção?, de Bernardo Gontijo
- De Onde Vem a Água dos Rios?, de Bernardo Gontijo
A editora prevê novos lançamentos para os próximos meses.