A professora da UFMG Carolina Nemes vai receber uma homenagem por seu trabalho dedicado à física. Um prêmio para pesquisadoras levará seu nome como forma de reconhecimento às contribuições das mulheres para a disciplina no Brasil.
Maria Carolina Nemes (1953-2013) era professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde ingressou em 1991. Mestre e doutora pela USP (Universidade de São Paulo), ela tinha forte atuação na área de física quântica de campos.
No ano em que morreu, ela orientava 21 pesquisas de pós-graduação, entre teses e dissertações. Por sua carreira e todas as conquistas, tornou-se membro da Academia Brasileira de Ciências.
O Prêmio Carolina Nemes foi criado pela Sociedade Brasileira de Física e o Grupo de Trabalho para Questões de Gênero.
O prêmio será entregue a mulheres que tenham concluído o doutorado em Física em até dez anos no Brasil. O objetivo é revelar trabalhos que tenham contribuído para a pesquisa ou ensino da disciplina.
Além disso, as candidatas devem também ter atuado em instituições brasileiras por pelo menos 70% da carreira após a conclusão do doutorado. O prêmio é anual e vai ser outorgado a uma mulher a cada edição.
As indicações devem ser encaminhadas para a Sociedade Brasileira de Física até o dia 31 de março. A vencedora vai receber um diploma e uma quantia em dinheiro.
As indicações podem ser feitas por qualquer sócio adimplente da SBF, universidades, institutos e centros de pesquisas, por meio de departamentos e programas de pós-graduação. A própria pesquisadora também pode encaminhar sua indicação.
Carolina Nemes foi pioneira na Alemanha
Além dos títulos de mestrado e doutorado em Física, Carolina Nemes foi livre-docente da Universidade de Heidelberg, uma das mais prestigiadas da Alemanha — foi a primeira mulher a se candidatar a essa posição. Também atuou em universidades da França, Portugal e Estados Unidos.
Recebeu o título de comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, entregue pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2008. Seus trabalhos foram reconhecidos pela Comunidade Europeia.
Carolina Nemes publicou mais de 190 artigos e orientou 54 mestrados e 41 doutorados.