Uma notícia para ser celebrada: o Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19. Mesmo que a vacinação não esteja acontecendo no ritmo esperado e desejado, trata-se de uma meta importante.
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que pouco mais de 74 milhões de pessoas já receberam a primeira dose, o equivalente a 35% da população do país, que é de cerca de 211 milhões de habitantes. O outros 26 milhões estão imunizados com as duas doses, pouco mais de 12,5% dos brasileiros.
A vacinação no Brasil começou no dia 17 de janeiro, mas a aplicação não seguiu um ritmo constante, uma vez que o país não tem ainda as doses suficientes para acelerar a imunização. O Programa Nacional de Imunização (PNI) é considerado um dos mais eficientes do mundo e tem capacidade de aplicar dois milhões de doses por dia.
O Ministério da Saúde informa que já distribuiu para os estados brasileiros um total de 135 milhões de doses. A expectativa do ministério é que a população adulta do país, acima de 18 anos, esteja vacinada com as duas doses da vacina até o final deste ano.
Por enquanto, 4 vacinas
O programa de imunização está aplicando na população brasileira quatro vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, que está sendo produzida no Brasil pelo Instituto Butantan; a vacina Oxford/AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz, a da Pfizer, cujas doses são importadas, e a da Jansen (que exige a aplicação de uma única dose).
Nos próximos meses, a expectativa é que o Butantan e a Fiocruz consigam ampliar a produção mensal das vacinas. Isso porque os dois laboratórios vão poder fabricar o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a matéria prima para a produção dos imunizantes.
Das mais de 100 milhões de doses aplicadas, cerca de 42 milhões beneficiaram as populações dos estados da região Sudeste, que é a mais populosa do país. Minas Gerais já conseguiu vacinar 7,1 milhões com apenas uma dose. Já outros 2,7 milhões receberam as duas doses exigidas para a completa imunização.