A história de um garoto de 6 anos está encantando a Argentina. Santino perdeu um dente de leite e decidiu escrever um bilhetinho para o Rato Pérez, que na cultura espanhola é o equivalente à Fada do Dente. O que mais chamou a atenção, entretanto, foi o cuidado do menino com a mãe, que tem pavor de rato.
Na cartinha, Santino informa ao Rato Pérez que perdeu o dente, que caiu no ralo do banheiro. Portanto, ao contrário do que recomenda a tradição, ele não o encontraria debaixo do travesseiro, onde deveria deixar uma moedinha como recompensa pela bravura do garoto.
“Querido Rato Pérez, boa noite; ontem outro dente caiu, mas eu fui limpá-lo e ele caiu no ralo. Você poderia procurar? E se você encontrar, pode deixar algum dinheiro? Obrigado.” Mas o garotinho não se esqueceu da mãe, que tem ojeriza dos ratos. E se ao contrário do banheiro, onde o dente caiu no ralo, Rato Perez fosse direto para o quarto da mãe?
Foi ai que Santino teve uma ideia brilhante. Deixar um mapa da casa, onde ele mostra onde fica o banheiro, onde o dente caiu, o seu quarto e o quarto da mãe. Com uma recomendação expressa: “Deixo um mapa pra você não se perder. Por favor, não entre no quarto da mamãe porque ela tem muito medo de ratos”.
Fada do Dente e o Rato Pérez
Em vários países do mundo, a lenda da Fada do Dente diz que quando uma criança perde um dente de leite deve deixá-lo embaixo do travesseiro. Durante a noite, a Fada irá buscá-lo e deixar uma moedinha para a criança corajosa que se livrou do dentinho que ficou mole.
Mas na Espanha e em vários países da América Latina, como é o caso da Argentina, quem vem buscar o dente de leite é o Rato Pérez (El Ratón Pérez). O personagem foi criado em 1894 pelo escritor espanhol Luis Coloma a pedido da rainha Maria Cristina da Áustria. Ela queria uma história que pudesse acalmar seu filho, o rei Afonso XIII, que perdeu seu primeiro dente de leite com 8 anos.
Com informações do UPSOCL