O Papa Francisco, 84 anos, será vacinado nos próximos dias contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo próprio Papa durante entrevista à rede de TV italiana Canale 5. Francisco também criticou as pessoas que se opõem à vacinação.
“Acredito que do ponto de vista ético todos devem ser vacinados, porque você não só põe em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a dos outros”, disse o Papa. “Há um negacionismo suicida que não consigo explicar”, assinalou o pontífice.
Francisco também observou que não consegue entender aqueles que afirmam que a vacina é perigosa. “Não sei por que alguns dizem ‘não, a vacina é perigosa’; mas se os médicos a apresentam como algo que pode ser bom, que não apresenta riscos particulares, por que não fazê-lo?”, questionou.
O Papa não informou o dia exato de sua vacinação, mas deu pistas de que ela ocorrerá ainda nesta semana. “Na próxima semana [nesta] começaremos [a vacinação]; já tenho minha data”, anunciou Francisco na entrevista concedida no último sábado. “Temos que fazê-lo”, assinalou.
Realeza vacinada
Quem também se vacinou contra a Covid-19 no último sábado foram a rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, 94 anos, e seu marido, o príncipe Philip, 99 anos.
Os dois fizeram questão de anunciar que foram vacinados para estimular a vacinação no Reino Unido, o primeiro país da Europa a iniciar a imunização de sua população contra a Covid-19.
A rainha e o príncipe, pela idade, fazem parte do grupo de risco e estavam entre os prioritários estabelecidos pelo Reino Unido para receber a vacina. Mas eles não quiseram furar a fila e esperaram o momento adequado para receber o imunizante.
Para estimular a vacinação, líderes políticos de grandes países estão se vacinando publicamente como uma forma de estimular as pessoas a serem vacinadas. Foi o que ocorreu com o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Você pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.
Porque a matéria não informa qual a vacina utilizada? TODOS QUEREM A VACINA, O ÚNICO EMPECILHO É A SEGURANÇA. NÃO POSSO UTILIZAR UM MÉTODO QUE ME TRAGA MAIS PREJUÍZO QUE A PRÓPRIA DOENÇA.
POR ISSO VOU PERGUNTAR MAIS UMA VEZ “QUAL A VACINA UTILIZDA NA RAINHA, PRÍNCIPE E BIDEN? E O PAPA, QUAL VAI UTILIZAR?
O BRASILEIRO QUER TOMAR A VACINA, MAS TEM QUE TER INFORMAÇÕES CLARAS SOBRE A SEGURANÇA PARA OPTAR POR UMA VACINA MAIS SEGURA NO MOMENTO.”
Olá Sandra
Embora o Vaticano não tenha informado, o mais provável é que o Papa tome a vacina da Pfizer/BioNTech, a primeira a ser aprovada para uso emergencial nos países da Europa (e que começou a ser usada na Itália). A rainha e o príncipe tomaram a vacina da Pfizer, que começou a ser usada no Reino Unido a partir do dia 7 de dezembro (2020). O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, também tomou a vacina da Pfizer, embora o país já tenha começado por lá a vacina da Moderna. A da Pfizer tem eficácia de 95% e a da Moderna, 94%. O governo brasileiro, se quiser, poderá comprar essas duas vacinas (há, inclusive, uma negociação em curso com a Pfizer).
Obrigado pelo contato!
Redação Boas Novas