Índia quer vacinar 300 milhões contra Covid-19 até julho

0
1240
Profissional de saúde participa de simulação para o grande plano de vacinação na Índia. Foto - Redes Sociais
Profissional de saúde participa de simulação para o grande plano de vacinação na Índia. Foto - Redes Sociais

Segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a Índia vai anunciar na próxima semana o seu programa de vacinação em massa contra a Covid-19, que tem como meta imunizar 300 milhões de pessoas até julho.

A informação foi dada hoje (5-01) pela maior autoridade de saúde do país, Rajesh Bhushan. Estão sendo preparadas 29 mil instalações frigoríficas de armazenagem em todo o país e ensaios de vacinação em grande escala foram realizados em 125 distritos abrangendo todos os Estados.

A Índia já tem duas vacinas aprovadas pela agência reguladora: uma da Bharat Biotech e a outra da Universidade de Oxford/AstraZeneca (a mesma que foi testada no Brasil em mais de 7 mil voluntários), que será fabricada pelo Serum Institute of India.

De acordo com o plano do governo indiano, as vacinas serão primeiro entregues pelos fabricantes em quatro instalações principais de armazenamento e, em seguida, transferidas para 37 locais estaduais.

De lá, as vacinas serão transportadas por estrada para centenas de distritos, onde as autoridades locais vacinarão, prioritariamente, os profissionais de saúde. Segundo autoridades de saúde do país, já existem em estoque cerca de 50 milhões de doses da vacina de Oxford, prontas para serem usadas.

A Índia é o maior fabricante mundial de vacinas. Há um compromisso da indústria farmacêutica do país em ajudar na campanha global de vacinação contra a Covid, uma vez que o novo coronavírus atingiu todos os países do mundo. Até agora, o país já registrou quase 150 mil mortes pela doença e mais de 10 milhões de pessoas foram infectadas.

Vacina de Oxford

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AtraZeneca, é a principal aposta do governo brasileiro para se livrar do novo coronavírus. O Ministério da Saúde anunciou a compra de 100 milhões de doses desse imunizante, quantidade que chegará ao país ao longo do primeiro semestre.

No segundo semestre, pelo acordo com o laboratório AstraZeneca, serão produzidas no Brasil, pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais 160 milhões de doses. As 260 milhões de doses são suficientes para vacinar 130 milhões de brasileiros.

Com informações da agência Reuters

——-

Ajude o Boas Novas a espalhar boas notícias. Seja um dos nossos assinantes.

Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here