A maranhense Ary Borges, que fez três gols na estreia do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino, tem apenas 23 anos e muito tempo para brilhar nos campos do Brasil e do Mundo. De família muito humilde, foi criada pela avó e só conheceu seus pais aos 10 anos de idade.
Ariadina Alves Borges, seu nome verdadeiro, nasceu em São Luís, no Maranhão, mas se mudou para São Paulo aos 10 anos de idade. Ela começou a jogar futebol com a avó e aos 16 anos já era profissional.
Em 2017, Borges foi contratada pelo Sport. Em 2019, começou a jogar pelo São Paulo, onde conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, ela foi contratada pelo Palmeiras, onde conquistou o título inédito da Copa Libertadores em 2022.
Ary Borges é uma jogadora versátil, que pode jogar em várias posições. Rápida, habilidosa, tem bom chute e é uma excelente cobradora de faltas.
Em sua primeira participação numa Copa do Mundo, deixou sua marca e marcou três gols na partida de estreia. Hoje, é uma das principais jogadoras de confiança da técnica Pia Sundhage.
A história de Ary Borges
Ary Borges tem uma história de superação. Ela só conheceu os pais aos 10 anos de idade e foi criada pela avó. Seus pais se mudaram para São Paulo para tentar uma vida melhor, mas não tiveram sucesso e acabaram se separando.
“Meu pai conta que queria um menino para jogar futebol com ele; então, amou ser uma menina que amava jogar futebol. Meu pai foi uma pessoa muito ativa no processo. Depois que a gente se conheceu, ele me levava para jogar. Acordava cedo para me levar. Descobriu o Centro Olímpico, meu clube formador. Minha família foi um diferencial muito grande”, já contou a jogadora.
Depois da grande estreia com três gols, Ary foi às redes sociais para agradecer:
- “Fala, pessoal, bem? Acho que nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar uma estreia desse jeito. Estou passando para agradecer muito a vocês pelas mensagens. Vou tentar ler as de todo mundo. Mas hoje estou passando aqui rapidinho porque queria externar uma mensagem que eu mandei para as pessoas mais importantes que eu tenho na minha vida”.
Num grupo de WhatApp´, agradeceu o apoio dos parentes:
- “Obrigada por tudo que fizeram para eu chegar aqui. Amo vocês. Foram as pessoas que fizeram de tudo para que eu pudesse realizar esse sonho hoje. Vou mostrar para vocês e para eles que sou eternamente grata por tudo que fizeram. Continuem torcendo pela gente e acreditem nos sonhos de vocês que as coisas podem se realizar até muito melhor do que se imagina.”