- Tia Gisele, hoje vai ter bolo, né?
- Vai, sim, Juju!
- De chocolate, né Tia Gisele?
- Ta bom, Juju! De chocolate de novo.
É sempre assim. Eu toda entusiasmada para experimentar uma nova receita, mas vira e mexe acabo cedendo. O que vai para o forno é sempre o bolo de chocolate. Pra variar, só se for de cenoura com cobertura, é claro, de chocolate.
Por falar em bolo de cenoura aprendi com o mestre Osley José que há muitas variações sobre o mesmo tema. Os chamados “carrot cakes” são bastante populares na Europa, Estados Unidos. Por lá, como acontece aqui no Brasil, as receitas mais comuns são aquelas preparadas em liquidificador. São práticas, raramente dão errado e ficam prontas em instantes. Pra animar ainda mais a festa no céu da boca basta cobrir o bolo com uma generosa ganache de chocolate.
Pensa que é só isso? Não é não. Em se tratando do bolo de cenoura é possível melhorá-lo ainda mais. Generoso como poucos, há dicas preciosas do Osley: que tal mudar a textura das cenouras? Que tal cozinhá-las no vapor antes de triturá-las no liquidificador? Faça isso e você vai se surpreender. Garanto.
Mais dicas? Temos. Cenoura com especiarias combina muito. A massa agradece a companhia da dupla mel & gengibre. Estranho? Nem um pouco. Põe delicioso nisso.
E se na massa tiver um toque de laranja ou de limão? Huummm! Além de perfumar ainda vai trazer um pouco de acidez ao bolo. Aqui, acredite, nem precisa da calda ou do ganache. Sirva purinho mesmo. O sabor é tão bom que dispensa a cobertura.
Mas, atenção! Pra tudo dar certo não basta seguir o passo a passo da receita. Tenha foco nas cenouras. Elas devem estar bem rígidas. Prefira as mais finas. Leve em consideração o peso e não a unidade. Com esses pequenos cuidados não tem como dar errado.
Ah, e nunca é demais repetir: além de pré-aquecer o forno a180 graus, nao se esqueça de untar e enfarinhar a forma antes de despejar a massa.
“Uma página de caderno, um arquivo, um dispositivo. Seja qual for o meio, quem gosta de bolo de cenoura, sempre tem o seu”, garante Osley, para quem. a cada receita, sempre haverá uma surpresa, um novo sabor. Afinal, “quem é que resiste à sua cor assumidamente escandalosa e ensolarada?”
A verdade é que o bolo de cenoura aquece a memória. É pura emoção. E quer saber? Não existe hora certa pra experimentar. “De manhã, ao acordar, ou de tarde, mesmo à noitinha. O perfume do bolo quentinho nos chega e quase nos fala bem baixinho, mas todos ouvimos: Vem, tem bolo!”
Se você chegou até aqui, aproveite. Hoje estou no “modo” muito generosa e não economizei nas receitas. Compartilhando com você seis “carrot cakes” , todos testados pelo mestre Osley. Escolha o seu preferido. Faça e depois me conte sobre os elogios que você vai receber.
Bolo de cenoura no vapor
Ingredientes: 2 cenouras grandes raladas grossas / 2 xícaras chá de açúcar / 2 ovos / 1 xícara chá de óleo de milho / 2 xícaras chá de farinha de trigo / 1/2 xícara chá de aveia em flocos finos / 1/2 xícara chá de cacau em pó / 1 pitada de sal / 1 colher sopa de fermento em pó / 1/2 xícara chá de leite.
Modo de preparo: Coloque as cenouras raladas no microondas em potência alta por 3 minutos. Retire e deixe esfriar. Reserve. No liquidificador, coloque todos os demais ingredientes, passe o composto para uma tigela, junte as cenouras já frias, misture bem. Coloque em forma untada e enfarinhada, forno 180º, por 35 a 45 minutos. Desenforme ainda morno.
Bolo de cenoura com toque de laranja
Ingredientes: 4 cenouras grandes raladas ,4 ovos , 1 1/2 xícara (chá) de suco de laranja ,3 xícaras (chá) farinha de trigo ,2 colheres (sopa) de fermento em pó , 1 1/2 xícara (chá) de açúcar , 1/2 xícara (chá) de óleo, raspas de casca de laranja madura ,Margarina e farinha de trigo para untar.
Muito prático: coloque as cenouras, os ovos inteiros e os líquidos para bater no liquidificador até ficar bem homogêneo. À parte misture o açúcar, a farinha e o fermento com as raspas de laranja. Junte a mistura liquida aos secos, misture bem, e coloque em forma untada e enfarinha (de preferência, de furo central). Forno pré-aquecido, 180º, por 40 minutos ou até estar assado.
Bolo de cenoura cozidas
3 cenouras cozidas (600g)
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
1 xicara de óleo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento
No liquidificador bata bem as cenouras cozidas, descascadas e cortadas, com os ovos e o óleo até obter um creme grosso. À parte, peneire todos os ingredientes secos (açúcar, farinha de trigo e fermento). Em uma bacia alterne os secos com o creme do liquidificador, misturando até incorporar. Coloque em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, já aquecido, por cerca de 40 minutos, ou faça o teste do palito.
Cobertura
1/2 copo(s) de leite
2 colher(es) (sopa) de açúcar
4 colher(es) (sopa) de achocolatado em pó
1 colher(es) (sopa) de margarina
Bolo de cenoura perfumado
Massa: 2 xícaras (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de mel, 2 xícaras (chá) de farinha , 3/4 xícara (chá) de óleo de milho, 4 ovos, 4 cenouras grandes raladas grossas (600g), 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 colher sopa de gengibre fresco ralado, 1 colher de chá de tempero para pão de mel.
Peneire os secos e reserve; no liquidificador coloque o óleo, ovos e mel. Bata bem.
Misture o conteúdo do liquidificador aos secos, adicione as cenouras e misture bem, fora do liquidificador.
Forma untada e forrada com papel manteiga, forno já aquecido por cerca de 1 hora.
Bolo de cenoura com casquinha de chocolate
Massa: 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha , 3/4 xícara (chá) de óleo de milho, 4 ovos, 4 cenouras (600g), 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo: Peneire a farinha e o açúcar e misture bem. No liquidificador coloque o óleo, as cenouras, o açúcar de baunilha e os ovos. Bata bem.
Misture o conteúdo da jarra do liquidificador aos demais ingredientes e misture bem, fora do liquidificador.
Coloque para assar em forno pré aquecido, de 30 a 40 min.
Cobertura: 2 colheres (sopa) de margarina, 4 colheres (sopa) de leite, 8 colheres (sopa) de achocolatado em pó, 8 colheres (sopa) de açúcar.
Misturar tudo numa panela e levar ao fogo, mexendo sempre até desgrudar da panela.
Regar o bolo ainda morno, perfurando-o antes, e com a cobertura quente.
Bolo básico de cenoura com calda de chocolate
Ingredientes
500g cenouras raladas
1/2 xícara (chá) de óleo de milho
4 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
Cobertura
2 xícaras chá de leite
2 colheres (chá) de margarina ou manteiga
6 colheres sopa de açúcar
3 colheres sopa chocolate em pó
Modo de preparo:
Bata no liquidificador a cenoura, o sal, o óleo e os ovos até obter um composto homogêneo; coloque esta mistura em uma vasilha e misture o açúcar, a farinha de trigo e o amido de milho. Bata bem e acrescente o fermento em pó. Coloque tudo numa forma untada e leve ao forno previamente aquecido por volta de 30 a 40 minutos.
Cobertura
Coloque o leite, a margarina, o açúcar e o chocolate em pó numa leiteira e leve ao fogo baixo. Vai subir e espumar, continue mexendo até ficar bem brilhante. Coloque a calda morna sobre o bolo frio.
Vou para de ler sua coluna. Ela é uma verdadeira ameaça para quem está de regime sob o chicote de uma nutricionista brava!
Para me acalmar, intervalo do jogo da seleção Brasileira, estou aqui lendo essa crônica com essas receitas deliciosas. Adoro 🍰🍰🍰 Obrigada Gi!!
Sugiro tbm o bolo de cenoura do Léo Paixão com cobertura de padaria. Uma delícia. Vou fazer o de cenoura cozida. Achei excelente idéia.