Acordo histórico para reduzir em 30% emissão de gás metano

1
3368
O boi é um dos principais responsáveis pela emissão de gás metano na atmosfera. Foto - redes sociais
O boi é um dos principais responsáveis pela emissão de gás metano na atmosfera. Foto - redes sociais

Um acordo histórico assinado por mais de 100 países que participaram da Conferência sobre o Clima das Nações Unidas (COP 26), em Glasglow, na Escócia, promete reduzir em 30% as emissões de metano até 2030 em relação aos níveis de 2020. O Brasil, que é o quinto maior emissor desse gás do mundo, é um dos signatários do chamado Compromisso Global do Metano.

A COP 26 já havia conseguido uma grande vitória ao conseguir firmar um pacto, assinado também por mais de 100 países, com a promessa de parar e reverter o desmatamento e a degradação da terra até 2030.

O metano é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. De acordo com especialistas, ele é 80 vezes mais potente na elevação das temperaturas da Terra que o dióxido de carbono (CO2). É responsável por 30% do aquecimento global desde os tempos pré-industriais.

Por ter vida mais curta que o CO2 (o gás carbônio), reduzir as emissões de metano é uma das formas mais eficazes e rápidas de desacelerar as mudanças climáticas.

Ação do homem

Redução de metano pode diminuir efeitos do aquecimento global
Redução de gás metano na atmosfera pode diminuir efeitos do aquecimento global

O metano encontra-se como componente principal nas exalações naturais de regiões petrolíferas, existindo também em cavidades nos estratos de jazidas de carvão mineral. Mas 60% da emissão de metano no mundo é resultado da ação do homem, vindo principalmente da pecuária.

Como o Brasil tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, sua participação nesse acordo é de grande importância. No país, 61% das emissões do agronegócio vem da digestão do gado, que produz o gás que é emitido na atmosfera pelo arroto do animal.

A agropecuária é, desde pelo menos 1990, quando o governo começou a calcular as emissões do setor, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa no Brasil. Responde por 27% do total das missões brutas atuais. As atividades agropecuárias e o desmatamento, que estão diretamente ligados, respondem por 73% de todas as emissões de gases de efeito estufa do Brasil.

Em todo o mundo, como demonstrou um estudo recente da Agência Internacional de Energia (AIE), 40% das emissões de metano vêm de fontes naturais, principalmente dos pântanos. Os outros 60% são de responsabilidade da ação do homem: quase 25% correspondem à agricultura e à pecuária, outros 21% se devem aos combustíveis fósseis e quase 12% aos resíduos.

A agência da ONU para o meio ambiente estima que, se as emissões mundiais de metano forem cortadas em 30%, serão evitadas 200 mil mortes prematuras por ano, que estão relacionadas com doenças respiratórias.

Com agências internacionais

1 COMMENT

  1. A gente vai, sim, reduzir a emissão de gás metano quando terráqueos irracionais e longe de superiores deixarem de considerar cadáveres de animais na condição de comida. Quando deixarem de inseminar as vacas, o nome menos pesado para o estupro, a vida toda delas, parindo bezerrinhos que não poderão criar, proteger nem amar, já que são roubados dela. A maternidade deveria ser sagrada, não apenas a da espécie humana, a dos animais também e quem a profana, transgredindo as leis da natureza, no sublime templo do útero delas, não deveria merecer ter tido uma mãe ou conceber um filho, já que os desprezou noutras espécies, tão extraordinárias quanto a nossa e tão benditas quanto. A gente vai reduzir, sim, a emissão de gás metano quando conseguirmos reduzir o egoísmo portas adentro do coração humano acostumado a escravizar, discriminando, usando e abusando de justificativas injustificáveis que legalizam tortura e matança de pessoas e animais, porque são mais fracos, porque são negros, porque professam outra religião e outra política, não importa o motivo torpe que as motive, ainda que ostentem o título inadequado de “Santa” Inquisição ou Guerra “Santa”. Quando trocarem a pecuária pela agricultura sem o veneno dos agrotóxicos homicidas e perversos, a gente vai reduzir a emissão de gás metano. Quando deixarem de multiplicar pastos roubados de florestas centenárias, santuários da vida, em nome da ambição, do desvario e do egoísmo ecologicamente incorretos, na contramão da Proteção Ambiental, pelo avesso do Planeta onde vivem para extrair tudo dele, sem nada oferecer de bom ou justo. Anti heróis e anti deuses, anti cristãos também, inimigos da Terra, adversários do ar que respirarmos, sem direito algum às bem aventuranças Dele.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here