Quaresma é tempo de penitência. Mas verdade seja dita. Apesar do preço nas alturas, é tempo de bacalhau também. Nada a ver com gourmetização da religião. É tradição de família.
E tem mais. Bacalhau é peixe. E se é peixe é símbolo da Páscoa. A Igreja recomenda a abstinência e orienta que os católicos deixem de comer carne na Quarta-Feira de Cinzas, na Sexta-Feira Santa. Ah, o mesmo vale para todas as outras sextas-feiras da Quaresma.
Mas, convenhamos. Com o preço do bacalhau nas alturas não dá pra ficar degustando essa iguaria como se não houvesse amanhã. Sendo assim, dá-lhe ovo.
Só que não. É justamente na Quaresma que as galinhas decidem fazer greve e passam a botar menos. Acredita, não? Tô falando das caipiras, as que botam aqueles ovos de gema bem amarelinha. Na Quaresma, às bonitas chegam a ficar até três dias sem botar um ovo sequer. Vai me dizer que nunca reparou nisso?
Pesquisei e constatei que a produção nessa época do ano chega a cair 40%. Ai você já viu, né? Quando acontece da gente encontrar ovo caipira no supermercado o preço praticamente nos faz dar meia volta. Se falta mercadoria o preço sobe. Regra de mercado. Não precisa ser economista pra entender dessas coisas. Nosso lado dona de casa já basta. Conhecimento na veia.
Agora vem a pergunta que não quer calar: mas por que as galinhas fazem greve na Quaresma? Trata-se de uma combinação de clima e biologia. No outono a luminosidade diminui e como é a luz que induz a galinha a botar, a combinação de dias mais curtos com menos luminosidade resulta em cesta vazia.
A troca das penas das aves, fato que ocorre durante todo o verão, estressa as aves. Coça muito, o que deixa as meninas louças. Algumas até param de cantar. No caso da galinha, ainda diminui a postura de ovos.
Preço do bacalhau nas alturas combinado com escassez de ovo caipira, só nos resta apelar para os ovos de granja. Uai? E a greve? Galinha de granja não faz greve não. Lá vem mais explicações: ave criada em larga escala é confinada em galpão. E como as luzes artificias ficam acesas todo o tempo, as galinhas são menos afetadas pelas mudanças. Assim, não falta ovo.
Ihh, lá estou eu, de novo, abstraindo. Demorei tanto que bateu fome e fome lembra almoço de Páscoa, que lembra Cundito, prato português que faz a alegria dos glutões aqui de casa. Fácil de fazer. Basta alternar camadas de bacalhau com tomates, batatas, pimentões, azeitonas pretas e ervas. Aí é só temperar, apurar o sal e depois cozinhar tudo isso em bastante azeite. Perfurmou a cozinha, a mesa está posta? Então é só servir e correr pro abraço.
Feliz Páscoa a todos.