O mundo ficou estarrecido dias atrás com a invasão de uma multidão de simpatizantes do Partido Republicando ao prédio do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, o símbolo da democracia do país. Estimulada pelo presidente Donald Trump, o ato deixou um saldo de cinco mortos e um rastro de destruição no prédio.
Mas um gesto chamou a atenção do povo norte-americano e acabou ganhando o mundo. O congressista republicano Andy Kim, filho de imigrantes coreanos e representante de Nova Jersey, ao deixar o prédio já na madrugada, após a confirmação da eleição do presidente Joe Biden (que Trump queria evitar), o deputado se surpreendeu com a sujeira. Não teve dúvidas: pegou um saco, se ajoelhou, e começou a recolher o lixo.
O ato acabou sendo flagrado pelo seu colega de partido, o deputado Dean Phillips, que fez uma foto do colega recolhendo solitariamente o lixo e postou em uma rede social. O gesto viralizou.
“É 1h da madrugada; caminhei pelo Capitólio pra agradecer aos funcionários, à polícia e aos guardas por serviços prestados num dia terrível. Encontramos nosso amigo @repAndKimNY sozinho, de joelhos, recolhendo o lixo deixado pelos invasores”, disse o colega Dean.
Procurado pela imprensa, o deputado Kim explicou. Disse que quando viu a destruição e a sujeira espalhadas pelo prédio, sentiu um “tipo de patriotismo intensificado e sobrecarregado” e decidiu ajudar os funcionários na limpeza.
A cena de Kim ajoelhado recolhendo lixo foi também vista pelo seu colega Tom Malinowski. “Eu notei alguém apoiado em suas mãos e joelhos, inclinando-se sob um banco para pegar algo e era Andy sozinho, apenas removendo o entulho silenciosamente e colocando em um saco plástico… Foi, para mim, o momento mais comovente da longa noite”, disse Tom à agência de notícias Associated Press.
“Amo o Capitólio”
Filho de pais imigrantes coreanos, Kim é o primeiro asiático-americano a representar Nova Jersey no Congresso.
“Quando você vê algo que você ama que está quebrado, você quer consertar. Eu amo o Capitólio. Estou honrado por estar lá ”, explicou o congressista.
“Este edifício é extraordinário e a rotunda, em particular, é simplesmente inspiradora. Quantas gerações incontáveis foram inspiradas naquela sala? Isso realmente partiu meu coração e eu me senti compelido a fazer algo…O que mais eu poderia fazer?, acrescentou Kim.
——-
Você também pode ajudar o Boas Novas a espalhar conteúdo positivo comprando algum produto na nossa lojinha BN.