Cerca de 40 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos neste sábado, dia 17, para o Dia D de mobilização nacional para vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos. A intenção das autoridades de saúde do país e colocar em dia a caderneta de vacinação de milhares de jovens brasileiros, que ficou atrasada nos últimos meses e se agravou por conta a pandemia do novo coronavírus.
À disposição de crianças e adolescentes estarão 18 vacinas na campanha de multivacinação, além da vacina contra a poliomielite, indicada para crianças de zero a 5 anos. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 11 milhões de crianças contra a doença, também conhecida como paralisia infantil.
O Brasil tem um dos maiores programas de imunização do mundo, que é disponibilizado para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Graças a esse programa, muitas doenças foram erradicadas no país.
Nos últimos anos, entretanto, o número de pessoas não vacinadas está crescendo, o que é motivo de preocupação para todos os brasileiros. Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como é o caso do sarampo.
De acordo com o Ministério da Saúde, 7,7 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos não foram vacinadas contra a febre amarela em 2019. No caso da Hepatite B, cerca de 24,8 milhões de pessoas dessa faixa etária não se vacinaram.
Já no caso da vacina contra HPV, apenas 46% das meninas com idade entre 9 e 15 anos tomaram a segunda dose. O percentual é menor entre os meninos: apenas 19,2% dos meninos na faixa etária entre 9 e 14 anos tomaram a segunda dose dessa vacina.
Cuidados com a Covid
Estarão disponíveis nos postos a BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib).
Serão também ofertadas a pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.
Por conta da Covid-19, os postos de saúde em todo o Brasil se prepararam para atender os jovens com segurança. As vacinas serão administradas em locais abertos e ventilados; os postos vão disponibilizar local para lavagem das mãos ou álcool em gel e será realizada a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação.
As autoridades de saúde também pedem que as crianças e jovens que vão ser vacinados estejam apenas com um acompanhante. As pessoas que, por alguma razão, não conseguirem levar seus filhos a um posto de saúde neste sábado, dia 17, terão nova oportunidade. A campanha de multivacinação vai até o dia 30 de outubro