Gato é indicado para ser cidadão do ano na Nova Zelândia

0
2510
Gato angorá Mittens disputa com primeira-ministra, Jacinda Arden, título de personsalidade do ano da Nova Zelândia. Fotos - Facebook
Gato angorá Mittens disputa com primeira-ministra, Jacinda Arden, título de personsalidade do ano da Nova Zelândia. Fotos - Facebook

Não sabemos se essa é exatamente uma uma boa notícias, mas resolvemos registrar pelo inusitado. Um gato que vive nas ruas de Wellington, a capital da Nova Zelândia, está concorrendo ao prêmio de personalidade do ano do país. Seus concorrentes? Nada menos do que a primeira-ministra Jacinda Arden, o ministro da saúde, além de parlamentares, jornalistas e profissionais de saúde.

Chamado Mittens, o gato angorá turco transformou-se em personalidade em Wellington, a capital do país. Não tem moradia fixa. Então, poderia ser chamado de um gato de rua. Mas como é acolhido por todos e tem trânsito livre nas casas, comércio, bares, universidades e até igrejas do bairro de Te Aro, os moradores preferem chamá-lo de um gato comunitário. Ou seja, é de todos.


Sua fama começou a crescer em 2018. Com frequência, moradores do bairro, preocupados com o seu bem-estar, recolhiam o bichano e o levava para algum abrigo de animais. Mas ele já era conhecido desses locais. Recebia alimentação, algum tratamento, quando era o caso, e voltava para as ruas. Um dia, um funcionário de uma ONG de proteção de animais teve a ideia de criar para o gato uma página no Facebook.

A intenção era acompanhar a vida do gato por meio de um esforço coletivo. A partir de então, os moradores que recebiam Mittens em suas casas, lojas, bares, restaurantes ou que o encontravam perambulando pela cidade registravam esses momentos em publicações na página The Wondrous Adventures of Mittens (as maravilhosas aventuras de Mittens, em tradução livre).

Wellington para receber a chave da cidade. Foto - Facebook -  The Wondrous Adventures of Mittens
Mittens na prefeitura de Wellington para receber a chave da cidade. Foto – Facebook – The Wondrous Adventures of Mittens

60 mil seguidores

A simpatia, a amabilidade, docilidade, a facilidade em interagir com as pessoas, seu espírito livre foi conquistando fans. Sua página no Facebook tem hoje quase 60 mil seguidores. E o angorá passou a ser conhecido e amado em todo o país e sua fama só aumentou.

foi tema de uma exposição em um museu da capital e, no início deste ano, recebeu as chaves da cidade, em reconhecimento à felicidade e alegria que proporciona às pessoas. A honraria é dada a poucos. Um dos últimos a receber foi Peter Jackson, diretor da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

A premiação The Kiwibank New Zealander of the Year Award foi criada em 2010 e homenageia neozelandeses que contribuíram para o país e se destacaram em diversas áreas, como ciência, negócios, artes, envolvimento cultural ou comunitário, esporte, educação e saúde. O vencedor deste ano será anunciado no dia 18 de março de 2021.

Quem explica a decisão de indicar o gato Mittens para personalidade do ano é o prefeito de Wellington, Andy Foster. “É uma ótima história da comunidade em um momento em que Wellington mais precisa e reflete a positividade que ele trouxe às pessoas que encontra em suas aventuras. Mittens conquistou o coração da cidade e manteve sorrisos nos rostos de muitos de seus fãs durante o confinamento – tanto aqui quanto no exterior”, assinalou o prefeito.

Forte candidato

Mittens faz pose para morador da cidade. Foto foi publicado na sua página no facebook
Mittens faz pose para morador da cidade. Foto foi publicada na sua página no facebook

A justificativa do prefeito é indicativo de que ele é um forte candidato ao título de personalidade do ano na Nova Zelândia. Mas ele terá que enfrentar pesos-pesados. Como o caso da popular primeira-ministra Jacinda Arden. Junto com o ministro da Saúde do país, Ashley Bloomfiedl, outro dos indicados, ela é responsável por um dos melhores resultados do mundo no combate ao novo coronavírus.

Estão também no páreo a microbiologista Siouxsie Wiles, a parlamentar Chlöe Swarbrick, o jornalista Patrick Gower e o líder do partido ACT, David Seymour. Todos eles estão também envolvidos no combate à pandemia do coronavírus na Nova Zelândia.

Mas só saberemos quem será o vencedor dessa acirrada disputa em 18 de março de 2021. Boa sorte, Mittens!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here