Chega o mês de outubro e a gente já sabe: as cidades se vestem de rosa como forma de lembrar da conscientização de se prevenir contra o câncer de mama. Neste ano, a campanha do Outubro Rosa chegou com uma novidade.
A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) lançou um aplicativo que ajuda a conectar todas as pessoas que por algum motivo tenham relação com a doença. Chamado de Mamatch, a ferramenta cria uma rede de apoio que permite aos usuários estabelecerem relações com pacientes, familiares, profissionais de saúde e ONGs.
O funcionamento imita os apps de paquera, como o Tinder, em que o usuário dá um “match” para pessoas com interesse semelhante.
No menu do Mamatch, é possível tirar dúvidas com um atendente virtual da Femama, encontrar a ONG mais próxima para obter apoio e receber notificações de novidades sobre o câncer, direitos e formas de se engajar com a causa.
O aplicativo está disponível nas App Store e Google Play.
Essa é a iniciativa da Femama para a campanha do Outubro Rosa de 2018, que leva o tema #CompartilheSuaLuta.
Conscientização para enfrentar a doença
O Outubro Rosa chegou ao Brasil há dez anos, como forma de conscientizar sobre a doença. Essa ação visa incentivar a interação de uma rede de apoio para a paciente diagnosticada com câncer de mama.
No site da Femama, estão listadas 74 associações no Brasil que oferecem serviços gratuitos, nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia e advocacia, além de auxílio na realização de exames e tratamentos, e empréstimos de próteses e perucas.
Como forma de ajudar na prevenção, o Instituto Mário Penna vai realizar 1.500 exames de mamografias gratuitamente em Belo Horizonte. Mulheres de 50 a 69 anos e que não fizeram a prevenção nos últimos 24 meses podem se inscrever. Basta ligar para a Central de Marcação de Exames pelo telefone (31) 3349-1212.