Incentivar uma criança a ler nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, com tantas atrações chamando a atenção atualmente, como convencer alguém a pegar um livro e deixar de lado games e vídeos do celular ou tablets?
Pois um barbeiro do Michigan, nos Estados Unidos, criou um método de incentivo à leitura que vem dando resultado. Em sua loja na cidade de Ypsilanti, ele colocou um aviso: crianças que leem em voz alta para ele, durante o corte, ganham desconto de US$ 2 (cerca de R$ 10).
Ryan Griffin, o barbeiro que idealizou a ideia, recebe dezenas de doações de livros de toda a comunidade, que abraçou a iniciativa. Em entrevista a Huffington Post, ele disse: “Recebemos elogios de professores o tempo todo também”.
No cartaz em que anuncia a promoção, Griffin escreveu: “É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados”.
Temas positivos
A seleção de livros foca em temas positivos e prioriza imagens de afro-americanos de todas as profissões. Há livros sobre Barack Obama, Duke Ellington, Michael Jordan, além de temas que falam diretamente com as comunidades negras.
Mesmo crianças que não sabem ler ainda se interessam pelos livros e pegam um enquanto estão na cadeira. E quem começa a ler um livro marca onde parou para retomar na volta à barbearia.
São iniciativas como essa que transformam o mundo em um lugar de esperança no futuro. Essa rede do bem é uma forma de construir relações sólidas e abertas ao diálogo.