O roteiro de Páscoa em Minas Gerais tem várias atrações em 32 cidades do Estado. Mesmo quem não reservou hotel pode aproveitar os eventos e toda a programação em viagens curtas, feitas em um dia.
Essas 32 cidades fazem parte da campanha Semana Santa 2018, promovida pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais. A ideia é incentivar a visitação em locais tradicionais que têm manifestações culturais e religiosas nesse período.
Quem visitar as cidades históricas, por exemplo, vai encontrar procissões, missas e peças religiosas encenadas nas construções e ruas. Além disso, vai apreciar uma das grandes atrações do feriado, os tapetes de rua feitos com serragem e pigmentos, como o de Ouro Preto (96 km de Belo Horizonte), que tem extensão de 22 km.
Em Diamantina (298 km de BH), o espetáculo de encenação da Via Sacra reúne cerca de 300 atores. Já em São João del Rei (188 km de BH), uma série de celebrações e procissões toma conta da cidade, aproveitando sua arquitetura histórica como cenário.
Roteiro de Páscoa é forte na região metropolitana
Na região metropolitana de Belo Horizonte, Sabará (26 km de BH) também tem programação religiosa, como a procissão da Sexta-Feira da Paixão. Essa é uma tradição de 200 anos, marcada pelo som das matracas.
Já em Congonhas (79 km de BH), as procissões refazem a Via Crúcis e têm como ponto alto a encenação na Sexta-Feira da Paixão. No dia, o espetáculo com mais de 200 atores revisita a crucificação de Cristo no Adro dos Profetas.
Em Belo Horizonte, a programação de missas e procissões é bem extensa, com celebrações em todas as regiões da capital.
Já quem prefere um feriado mais agitado tem como opção Araxá (363 km de BH). A Páscoa Iluminada acontece no Grande Hotel e tem shows e bailes de época como atrações.
Os roteiros e toda a programação foram reunidos pela Setur. Além das manifestações religiosas, vale também aproveitar durante a vista a gastronomia mineira e o que cada cidade tem de melhor para oferecer.