Quando tomei conhecimento, no ano de 1998, que o fotógrafo Sebastião Salgado tinha a pretensão de transformar a fazenda que havia pertencido ao seu pai, no município de Aimorés, em uma floresta com árvores nativas da Mata Atlântica, não só achei que se tratava de uma tarefa impossível, mas, também, uma despropositada maluquice.
Não faz muito tempo, meio que ao acaso, fico sabendo que o Instituto Terra, que Sebastião criou junto com a mulher, a arquiteta Lélia Wanick, para dar concretude ao seu sonho, está próximo de completar 20 anos. Quis saber, então, como andava o projeto e descubro que aquilo que parecia uma quimera havia se transformado em realidade.
Surpreso, me dei conta de que que a fazenda Bulcão, que em 2000 estava completamente degradada, com menos de 1% de sua mata nativa, abriga hoje, em 608 hectares, uma densa e rica floresta, com cerca de 2 milhões de árvores – isso mesmo, dois milhões -, que serve de abrigo para 172 espécies de aves, 33 mamíferos, 15 anfíbios e 15 répteis.
E mais que isso: escarafunchando a história do homem que “construiu” uma floresta no interior de Minas, constato que, mais que árvores, Sebastião, sua mulher Lélia e toda a equipe do Instituto Terra estão plantando esperança e bom exemplo na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, uma área que é do tamanho de Portugal.
Com cerca de três décadas no jornalismo, boa parte desse período acompanhando de perto os assuntos da política de Minas e do Brasil, resolvi que era hora de abrir o leque e que seria muito prazeroso dedicar uma parte do meu tempo para contar e compartilhar histórias parecidas com a de Sebastião Salgado. Nasceu, então, a ideia do site Boas Novas.
O principal propósito do site é fazer, a partir de Minas (daí o MG no nome), jornalismo de qualidade, mas com foco, única e exclusivamente, em temas positivos, em iniciativas transformadoras e inspiradoras, em ações que possam motivar e servir de exemplo para que as pessoas trabalhem, busquem, lutem, reivindiquem melhorias em seus bairros, nas suas cidades e, porque não?, em seus estados e no país.
Exemplos como o da escola municipal da pequena Arapuá, com cerca de 2.800 habitantes, no Alto Paranaíba, que tem a melhor nota de Minas no Ideb, o índice que mede a qualidade da educação, e a quinta melhor do Brasil. Ou da gari Tainara, de Iturama, que foi flagrada cantando Whitney Houston, usando o cabo da vassoura como microfone, e hoje se prepara para lançar o seu primeiro CD.
Ou mesmo do professor Heverton Pereira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que desenvolveu um aplicativo para smartphone, gratuito, para ajudar as pessoas a calcular custos e benefícios do uso da energia solar. Ou ainda do empresário Geraldo Rufino, que saiu de Minas com 7 anos, foi morar numa favela em São Paulo, começou com 8 anos a catar latinhas no lixão da cidade e hoje tem um negócio que fatura R$ 50 milhões por ano – aliás, o seu outro nome poderia ser otimismo. E de tantas e tantas histórias e notícias do bem já disponíveis no site e que ainda estão por vir.
Como a ideia é compartilhar boas novas, convido a todos para que ajudem na construção desta plataforma, seja comentando, criticando e, especialmente, mandando sugestões de bons exemplos, de iniciativas pioneiras, de uma ação social inovadora, de projetos ou programas nas mais diversas áreas que estão fazendo a diferença na vida de uma cidade, de uma comunidade, de uma empresa, ou de uma pessoa que seja.
Vamos, juntos, construir Boas Novas. Oxalá tenhamos êxito.
Ricardo Campos
Diretor de Redação
Equipe
Diretor de Redação
- Ricardo Campos – jornalista formado pela PUC/MG, com pós-graduação em Marketing Político pela USP, foi assessor de imprensa do Governo de Minas (2011-2013), subsecretário de Comunicação do Governo do Mato Grosso do Sul, chefe de redação e editor de Política do jornal O Tempo, repórter dos jornais Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo, diretor geral da RSC Consultoria e Marketing Político Ltda.
Editor Geral
- Ricardo Balarine – Jornalista com passagens por São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Uberlândia. Atuou nos jornais O Tempo, Agora SP, na Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Grupo Algar. Desenvolveu produtos de comunicação corporativa para empresas e projetos editoriais para sites e jornais de Minas Gerais.
Colaboradores
- Álvaro Fraga
- Eduardo Campos
- Gisele Bicalho
- Luciene Ferreira
Contato
- e-mail: contato@boasnovasmg.com.br
- endereço: Av. Raja Gabáglia, 148/102 – Cidade Jardim – Belo Horizonte (MG)
Contato Comercial
- e-mail: comercial@boasnovasmg.com.br
- Telefone: (31) 3047-6197
O site Boas Novas MG é um produto da RSC Consultoria e Marketing Político Ltda, com sede em Belo Horizonte, inscrita sob o CNPJ 07.370.667/0001-25. Seu conteúdo é protegido, mas pode ser reproduzido, desde que citada a fonte e publicado o link para o conteúdo original. O uso comercial das matérias produzidas pelo site é expressamente proibido.