Bolo pra despertar os sentidos

13
10269
Bolo com farinha de rosco, banana e chocolate é receita pra fazer sucesso. Foto - redes sociais
Bolo com farinha de rosco, banana e chocolate é receita pra fazer sucesso. Foto - redes sociais

“Sou as histórias que contenho”, diz o Mia Couto. Eu, também. E lá vem ele dialogar comigo de novo: “(…) ouve teu coração; é com ele que tu escreves”.

E num é que esse meu coração combalido tem dito muita coisa? Ando surda do tanto que ouço. É um tal de “tum tum” o dia todo que até parece que há um tambor batendo dentro do peito. Ah, tem música pra essa batedeira.

“Meu coração tá batendo
Como quem diz: “Não tem jeito”
Zabumba bumba esquisito
Batendo dentro do peito
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito (…)”

Muita coisa anda afligindo a gente, né? Mas … stop … recomeçando do zero. O meu compromisso aqui é de trazer boas novas, escrever sobre coisas boas. Nada de tristeza, aflição. Mundo real tem que ficar lá fora.

Então, que tal correr pra cozinha, abrir a despensa, ver o que tem ali e fazer um bolo pra perfumar a casa toda e tranquilizar esse coração bobo? Comigo funciona sempre.

Comece por recolher os potes de farinha de trigo e do açúcar. Não esqueça do chocolate, do sal e do fermento. Na geladeira tem leite e manteiga. Pode pegar também. E na fruteira? Vi que umas bananas beeem maduras ainda sobrevivem apesar do calor. Estão feinhas, mas são ieais pra fazer bolo. Não esquecer dos ovos. Todos devem estar em temperatura ambiente.

Coração já começou a desalerar só de juntar tudo isso na mesa da cozinha. Pensa daqui, pensa dali e aí vem um insight: que tal trocar a farinha de trigo por farinha de rosca, parte do açúcar refinado por açúcar mascavo e a manteiga por óleo de girassol? Isso pode dar rock. E num é que dá mesmo? Receita definida, mãos à obra.

Esqueça a batedeira. Pra essa receita use o liquidificador. O barulho vai ajudar a abafar o ” tum tum” do seu coração. E tem mais: é prático e dá menos trabalho na hora de lavar. Pois, então!

Bata no liquidificador 4 ovos, uma xícara de leite, meia xícara de óleo, meia xícara de açúcar mascavo e uma xícara de açúcar refinado. Enquanto isso use um garfo pra amassar quatro bananas. Reserve.

Numa tigela despeje duas xícaras de farinha de rosca, uma xícara de chocolate, o sal e o fermento. Misture até incorporar tudo. Junte as bananas amassadas e o conteúdo do liquidificador. Mexa delicadamente e despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pré aquecido a 180 graus.

Como saber que o seu bolo está pronto? Uai, use o truque do palito. Enfie no bolo. Se saiu limpo tá pronto. Outra dica infalível: apure os sentidos: primeiro a audição. Você vai perceber que o “tum tum” desacelerou. Depois o olfato. Hummm! Sente o perfume de bolo se espalhando pela casa toda? Tem também a visão. O bolo ficou lindo! Por fim, o paladar. Delícia! Banana com chocolate não tem como dar errado. Quer mais sabor e perfume? Polvilhe canela.

Ah, no universo da gastronomia tem também o sexto sentido: é o tal do umami. E agora cientistas da Universidade do Oregon estão sinalizando para um sétimo: o starchy. Complicou? Também acho. Fica pra outro dia. Agora vou ali me deliciar. Tem bolo me esperando.

13 COMMENTS

  1. Que maravilha Gi! Fico aqui babando com sua disposição e criatividade.Parabéns!!!Agora vou correr para cozinha fazer essa receita deliciosa….

  2. Lendo vc, parece simples, muito simples fazer um delicioso bolo. Mas sei que tem que ter mãos mágicas como as suas pra coisa ter muito sabor. Tô com saudades de provar suas delícias e ir pro céu. Um beijo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here