3 livros infantojuvenis para presentear no Dia das Crianças

0
1280
Dia das Crianças pede livros infantojuvenis

A disputa não é fácil. Games no celular e no tablet, desenhos na TV e vídeos dos mais diversos no YouTube dominam a atenção das crianças. E os livros infantojuvenis, como encontrar espaço para eles?

Boas histórias acabam por conquistar os jovens leitores, que podem se interessar por conhecer mais. Esse é um trabalho de formação, e quanto mais cedo começar, melhor. A própria criança vai encontrar tempo para se dedicar à leitura.

Então, separei três livros infantojuvenis que certamente vão ajudar a captar a atenção e provocar a imaginação das crianças.

*****

Os Meninos da Rua Paulo

O livro do húngaro Ferenc Molnár é um clássico que atravessa gerações. Publicado em 1907, “Os Meninos da Rua Paulo” (Companhia das Letras) consegue, há mais de 100 anos, traduzir o que a garotada sente quando se reúne com sua turma. O livro conta a história de turmas que tentam conquistar um espaço na rua onde é possível brincar à vontade.

Entram em cena o espírito de aventura, os laços de amizade e, como não, um traço de heroísmo, como toda boa história de criança tem.

A Invenção de Hugo Cabret

Este livro abre um universo inteiro de imaginação e caminhos para a criança descobrir. “A Invenção de Hugo Cabret” (Editora SM), de Brian Selznick, tem todos os elementos que provocam a vontade de querer saber mais e se aventurar. Trata dos primórdios do cinema e mistura elementos dos quadrinhos. Então, é um livro que se multiplica em várias outras formas de expressão.

A história se passa numa estação de trem de Paris, onde Hugo Cabret vive escondido. O garoto tenta consertar uma máquina que contém uma mensagem secreta. Para isso, ele rouba peças de brinquedos de uma loja na estação. Seus planos correm risco quando ele é descoberto pelo dono da loja. Para escapar, ele vai precisar de ajuda e da sua imaginação.

Ao final da leitura, os pais podem completar o programa e assistir com os filhos ao filme dirigido por Martin Scorsese, uma aventura que enche os olhos e que transpôs para as telas toda a magia do livro.

O Escaravelho do Diabo

Escolhi um livro da coleção Vagalume, mas poderia incluir todos os títulos da série. “O Escaravelho do Diabo” (Ática), de Lúcia Machado de Almeida, leva para a literatura infantojuvenil todos os elementos das histórias de detetives e de mistério.

Nada melhor do que isso para estimular a imaginação da criança. No livro, o garoto Alberto resolve investigar o que há por trás das mortes de mulheres ruivas, que recebem um escaravelho antes do crime. Ele vai pesquisar qual é o significado dos insetos, assim, acredita que conseguirá evitar que os crimes misteriosos voltem a acontecer.

A leitura pode puxar a vontade para ler outro da série, e a criança, quem sabe, vai querer formar sua própria biblioteca. Quer mais sugestões da coleção Vagalume? Experimente “O Rapto do Garoto de Ouro”, “Sozinha no Mundo” e “O Mistério do Cinco Estrelas”, de Marcos Rey, e “A Ilha Perdida”, de Maria José Dupré.

*****

Gostou da seleção? Se quiser acrescentar um livro à lista ou sugerir um tema para a coluna, deixe um comentário. Aproveite e leia mais indicações da coluna Bússola.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here