Fake news: saiba como evitar o perigo que está por perto

0
4185
As fake news preocupam em ano de eleições

Você certamente já deve ter ouvido falar de fake news. É o termo em inglês que significa notícias falsas, uma prática que tem crescido nos últimos anos, com o aumento do alcance das redes sociais.

Basicamente, o que acontece é o seguinte: um grupo de pessoas, com interesses em determinado assunto (pode ser um candidato em eleição, uma posição política, uma investigação), cria um site para produzir materiais tendenciosos.

São textos que parecem notícias de verdade, com nomes que imitam os grandes jornais. Esses grupos também criam os memes, aquelas imagens que trazem alguma piada e que circulam rapidamente pelas redes sociais.

Como esses grupos não têm compromisso com a verdade, eles acabam disseminando histórias falsas e enganando quem tem acesso a esse material. Com isso, acabam influenciando a opinião pública.

O caso de alto impacto mais recente aconteceu nas eleições para presidente dos Estados Unidos, em 2016. Donald Trump venceu, contrariando todas as pesquisas. Investigações mostraram que grupos russos distribuíram no Facebook anúncios com informações falsas. Isso acabou mudando o resultado na última hora.

No Brasil, as fake news surgem sempre que um fato importante acontece. Foi assim quando a vereadora Marielle Franco foi assassinada. Logo começaram a surgir montagens que mostravam uma mulher, identificada erroneamente como sendo a política, com um homem que seria traficante. Como ela tem origem na favela da Maré, logo associaram ela ao crime. Era mentira.

Há uma grande preocupação entre imprensa, políticos e cientistas em relação às eleições brasileiras, que acontecem em outubro de 2018. As fake news já atingiram praticamente todos os pré-candidatos, em maior ou menor grau.

Ainda não é possível saber qual está sendo o impacto dessas notícias falsas. O fato é que nem tudo o que é compartilhado no grupo do WhatsApp é verdadeiro — aliás, uma pesquisa mostrou que os grupos de família são os que mais divulgam fake news.

Saiba como evitar as fake news

Para ajudar você a não cair em fake news, a agência Aos Fatos criou uma história em quadrinhos que ajuda a identificar se uma informação é verdadeira ou falsa. A Aos Fatos é uma iniciativa jornalística de checagem de fatos, ou seja, ela se dedica a verificar dados, declarações e notícias que circulam pela internet.

Quer outra sugestão? O Facebook, que é o dono do WhatsApp, preparou 10 dicas para identificar as fake news.

Veja alguns quadros a seguir. Se você quiser, pode baixar a HQ completa aqui. E compartilhe no grupo da família, dos amigos e nas suas redes sociais. Quanto mais a gente conseguir escapar da mentira, melhor para nós e para o país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here